A esposa e duas afilhadas do ex-presidente da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Sydney Possuelo, morreram em um acidente na rodovia BR-020, em Formosa, Goiás, nessa terça-feira (5) O carro das vítimas, um Suzuki Grand Vitara, se chocou contra uma carreta que transportava algodão.
A mulher de Possuelo, Rosita Mascarenhas Watkins, de 64 anos, e as filhas dela, Karla Mascarenhas Watkins e Michelle Mascarenhas Watkins, morreram no local. O único sobrevivente foi o neto de Rosita, uma criança de 10 anos que estava no banco traseiro direito do carro.
A criança foi encontrada consciente e sem lesões graves aparentes. O menino foi atendido e transportado pela equipe do Samu para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Formosa. O veículo, entretanto, ficou destruído, com destroços espalhados pela pista.
O condutor da carreta não se feriu e recusou atendimento médico.
Funai
Sydney Possuelo, de 83 anos, foi presidente da Funai entre 1991 e 1993, sendo considerado um dos maiores especialistas do país em povos indígenas isolados. A Funai publicou, na manhã desta quarta-feira (6), uma nota manifestando pesar pela morte da esposa e afilhadas de Possuelo:
“A Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) vem a público manifestar imenso pesar diante do falecimento da companheira e das duas enteadas do sertanista e ex-presidente da fundação, Sydney Possuelo, ocorrido na última terça (5), num grave acidente na BR-020, próximo a via de acesso ao município de Flores de Goiás (GO)”.
A atual presidenta da Funai, Joenia Wapichana, também se manifestou, já que tinha uma relação próxima com Rosita. As duas se encontraram pela última vez em 28 de julho, em um evento na Aldeia Piaraçu, no Mato Grosso.
“Rosita era amiga de todos. Tinha a consideração de me ligar perguntando se eu estava bem, e dizia que podia contar com eles. Sempre foi muito atenciosa e solidária”