Policiais Militares envolvidos em mortes de menores no Rio de Janeiro começam nesta segunda-feira (21) a receber um novo treinamento da corporação. O anúncio foi feito na semana passada após as recentes mortes de crianças e adolescentes durante ações policiais no estado.
Segundo a Secretaria de Estado de PM, o objetivo da capacitação é reduzir danos em ações de abordagens de veículos em vias públicas. O treinamento será obrigatório a todos os policiais envolvidos em ocorrências que tenham resultado em óbito ou lesão corporal grave. Ainda segundo a secretaria, os primeiros matriculados no treinamento foram os militares envolvidos nas ações mais recentes que resultaram nas mortes de Tiago Flausino, 13 anos, baleado na Cidade de Deus, em Jacarepaguá, na zona oeste da capital e Eloá da Silva, 5, e Wendel Eduardo, 17 anos, mortos numa comunidade da Ilha do Governador, zona norte da cidade do Rio.
Os treinamentos desenvolvidos no Centro de Instrução Especializada e Pesquisa Policial (CIEsPP) da Polícia Militar contemplam a área operacional, como técnicas de abordagem e prática de tiro, além de conteúdos teóricos, como legislação e normas internas da corporação.
Um recente levantamento do Instituto Fogo Cruzado mostra que, só este ano, 16 crianças foram baleadas na Região Metropolitana do Rio: sete morreram e nove ficaram feridas.