Cenário de filmes como o nacional “Macunaíma” e até de clipes internacionais, como Don’t Lie, de Black Eyed Peas e Beautiful, de Snoop Dogg, a piscina do Parque Lage, palacete localizado aos pés do Cristo Redentor, será aberta ao público neste fim de semana.
Sábado (5) e domingo (6), cariocas e turistas poderão desfrutar do local que raramente fica aberto para mergulhos. A piscina, que fica ao lado uma cafeteria, geralmente fica fechada, e os frequentadores costumam se reunir apenas em seu entorno para uma disputada foto.
O tão cobiçado banho faz parte da programação da “Ocupação EAV”, que celebra o início do novo semestre letivo da Escola de Artes Visuais do Parque Lage (EAV). As atividades incluem apresentações de trabalhos realizados pelos alunos ao longo do ano e se estendem pela área verde do parque, do lado de fora da piscina.
O evento contará com ateliês, atividades infantis, instalações artísticas, live painting, projeções e uma feira de impressos, em que os visitantes terão a oportunidade de adquirir trabalhos dos artistas e alunos que integram a escola. As atividades acontecem entre 10h e 17h e são gratuitas.
Até esta quinta (3), o parque recebeu a “Semana de Portas Abertas”, que ofereceu aulas gratuitas de diversos cursos que compõem grade curricular da EAV, incluindo pintura, aquarela, fotografia, desenho, serigrafia, gravura e história da arte.
Antigo engenho de açúcar na época do Brasil Colonial, as terras do Parque Lage se estendiam até as margens da lagoa, (atual Rodrigo de Freitas), conhecida na época pelos indígenas como de Sacopenapã – lagoa de raízes chatas, em Tupi-Guarani.
Atualmente, o local cativa os visitantes pela sua área verde, onde se destacam o lago e as ilhas artificiais, as pontes com trabalhos em rocaille, o coreto e a gruta, construídos em argamassa, imitando rochas e troncos de árvores. O grande parque também abriga em seu jardim cavernas artificiais e aquários incrustados nas paredes, com diversas espécies de peixes.
O local abriga, ainda, parque infantil, trilhas que levam ao Cristo Redentor, chafariz e áreas para piquenique e descanso.