Moradores de Maceió, capital de Alagoas, passaram por um momento de susto e confusão na manhã desta quarta-feira (5), após a petroquímica da Braskem tocar um alarme de evacuação por engano. O aviso sonoro falava em vazamento químico e pedia para os moradores deixarem a região.
O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil foram acionados, mas moradores dos bairros Pontal da Barra e Trapiche relataram ao portal Uol que a prefeitura não enviou ambulâncias e os moradores não receberam atendimento de saúde da empresa.
Imagens compartilhadas nas redes sociais mostram moradores passando mal com o susto, alguns até caídos no chão e outros aglomerados em uma quadra da região. Apenas cerca de uma hora depois um novo aviso sonoro foi emitido, informando que a petroquímica operava normalmente.
Uma nota divulgada à imprensa pela Braskem esclareceu que ocorreu uma falha técnica de comunicação no teste de alarme que é efetuado toda quarta-feira, às 10h e que a empresa iniciou uma investigação sobre o caso.
“A Braskem informa que o teste das sirenes de alarme é realizado toda quarta-feira para as comunidades do entorno da Unidade do Pontal da Barra. No teste realizado na manhã de hoje (05), houve uma desconfiguração no teor da mensagem enviada que já foi corrigida. Informamos ainda que já entramos em contato com as comunidades, por meio do Conselho Consultivo Comunitário (CCC) para informá-los do equívoco. A Braskem reforça que mantêm constante comunicação com as comunidades e autoridades através de reuniões regulares do Programa APELL (Alerta e Preparação das Comunidades para Emergências Locais)”