A igreja Católica celebra nesta quarta-feira, 24 de maio, o Dia de Nossa Senhora Auxiliadora, data instituída pelo Papa Pio V, após uma grande vitória dos cristãos sobre o exército muçulmano, no ano de 1571.
De acordo com a Arquidiocese de Goiânia, a devoção à Nossa Senhora Auxiliadora começou num período em que várias nações cristãs estavam sucumbindo.
“O papa Pio V tomou a decisão de organizar uma esquadra para resgatar os cristãos que estavam sob o jugo da escravidão muçulmana. Para isso, ele invocou o auxílio da Virgem Maria. A vitória não demorou a chegar. No mesmo ano, os cristãos derrotaram os muçulmanos e afastaram a perseguição do povo. Em agradecimento à Nossa Senhora, o papa Pio V acrescentou a invocação, ‘auxiliadora dos cristãos’ às ladainhas em honra a Maria, mãe de Jesus. Contudo, quem instituiu a Festa de Nossa Senhora Auxiliadora foi o papa Pio VII, em 1816”, explica texto da Arquidiocese de Goiânia.
Canção Nova
A Comunidade Canção Nova tem a Virgem Auxiliadora como Patrona, pelo fato de pertencer à família Salesiana, carisma fundado por Dom Bosco em 1859, que foi onde monsenhor Jonas Abib ingressou, aos doze anos, para viver o seu chamado ao sacerdócio.