O Meu INSS, portal para consulta a saldo e outros detalhes de aposentadorias e benefícios, ficou fora do ar durante boa parte desta segunda-feira (22). De acordo com o Governo Federal, o sistema segue com instabilidade e não há previsão para retorno completo da ferramenta.
O problema teve início no domingo (21). Segundo a DataPrev, responsável pela gestão de dados do Governo Federal, houve um “desligamento não programado de discos” durante a manutenção de um equipamento de armazenamento do governo no Rio de Janeiro. Além do Instituto Nacional de Seguridade Social, o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) também foi impactado pelo problema.
Equipes do DataPrev e da fabricante do sistema de armazenamento estão trabalhando para que os serviços voltem a ficar disponíveis o mais rapidamente possível, mas o Governo Federal não deu uma previsão para a normalização.
Por conta da instabilidade, muitos aposentados e pensionistas não estão conseguindo consultar o extrato do 13º do INSS nem fazer agendamentos. A notícia pegou muita gente de surpresa e chegou a aparecer nos Trending Topics do Twitter. Veja alguns comentários: