A empresa japonesa Bridgestone anunciou a demissão de 600 funcionários da fábrica de Santo André, no ABC Paulista. O corte aconteceu depois que a companhia decidiu interromper a produção de pneus para carros da unidade. A mudança foi anunciada nesta segunda-feira (08).
A produção dos pneus agora ficará concentrada na fábrica de Camaçari, na Bahia. Em nota, a Bridgestone informou que a decisão é “parte de um processo contínuo de avaliação do negócio e do mercado, para assegurar a competitividade da companhia e determinar a melhor alocação de recursos”.
A fábrica do ABC Paulista têm um total de 3,4 mil funcionários, que após as reduções, devem chegar a 2,8 mil.
Cortes no setor
O ABC Paulista enfrenta demissões na indústria automobilística nos últimos anos. A região formada pelas cidades de Santo André, São Bernardo e São Caetano, todas na Grande São Paulo, tem cerca de 255 mil trabalhadores no setor.
Em 2019, a Ford encerrou as atividades no Brasil e fechou sua fábrica em São Bernardo do Campo. Foram 600 pessoas demitidas. Em abril de 2022, a Toyota também anunciou o fechamento da fábrica em São Bernardo. A produção da empresa foi transferida para outras unidades também no estado de São Paulo.
Em setembro do ano passado, a Mercedes-Benz anunciou o corte de 3,6 mil funcionários. Porém, depois de um acordo com o sindicato dos metalúrgicos, foi criado um programa de demissão voluntária, com expectativa 1,5 mil adesões.