Uma mulher negra foi expulsa de um avião que faria a rota entre Salvador e São Paulo na madrugada deste sábado (29). Imagens que mostram a abordagem viralizaram nas redes sociais. Jornalistas apontam a ação como racista.
De acordo o relato da jornalista Elaine Hazin, que estava voo, ao G1, a discussão se iniciou quando a mulher tentou encontrar um local para guardar a mochila.
Como os bagageiros estavam cheios, ela foi orientada a despachar. Porém, ela se recusou dizendo que o notebook estava na mochila e o equipamento poderia ser danificado.
Com a ajuda de um passageiro, ela teria conseguido ajustar a mochila em um bagageiro.
Porém, depois da discussão, segundo a jornalista, o voo ficou cerca de uma hora parado e três policiais federais entraram no avião dizendo que a levariam. ‘Se a senhora não se retirar desse voo agora, não vamos decolar!”, disse um deles.
A Gol informou ao G1 que a medida foi tomada por questões de “segurança”.
Segundo a nota, havia uma grande quantidade de bagagens para serem acomodadas a bordo e “muitos clientes colaboraram ao despachar os volumes gratuitamente.” Porém, uma cliente não aceitou e”, por medida de segurança operacional, não pôde seguir no voo”.