Os ovos de páscoa trazem novidades nas embalagens neste ano - e não é só nos sabores ou nos personagens. Os produtos lançados a partir de outubro de 2022 são obrigados a ter o desenho de uma lupa, acompanhada da frase “alto em”. Os dois juntos explicam que aquele produto tem grandes quantidades de açúcar, gordura ou sódio, o que depende de cada fabricante.
Essa norma é da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e vai atingir uma parte dos produtos disponíveis para a páscoa deste ano. De acordo com levantamsento da Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab) junto aos seus associados, mais de 400 itens estão à venda neste ano e 163 deles são lançamentos, resultado de novas parcerias, ingredientes, formatos, sabores e combinações de produtos.
Os consumidores mais atentos viram que muitos ovos têm esse alerta na embalagem, ou seja, têm alto índice de açúcares adicionados e gordura saturada. Uma pesquisa do Idec, Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor, analisou 31 ovos de páscoa de 4 marcas diferentes e notou que 87% deles tem a lupa na parte da frente da embalagem.
Saiba mais sobre essa norma da Anvisa e como ela afeta sua vida:
Como é esse desenho da lupa?
Veja no infográfico abaixo como é a lupa que deve estar presente nas embalagens:
Essa lupa também pode ser desenhada na horizontal, com os retângulos lado a lado, em uma linha. Também pode aparecer em um bloco com duas linhas e uma coluna. Mas os textos são os mesmos.
Todos os ovos têm que apresentar a lupa?
Não. Este ano de 2023 é o primeiro em que a norma da Anvisa está em vigor. Como ainda estamos em período de adaptação, só os produtos lançados no mercado a partir de outubro de 2022 precisam apresentar essa informação na embalagem.
Para os ovos lançados antes disso e para os de pequenos produtores, a informação ainda não é obrigatória.
E um segundo ponto: só devem ter a lupa os alimentos que tenham grandes quantidades de açúcares, sódio ou gordura na sua fabricação.
O que isso quer dizer?
Laís Amaral, nutricionista e supervisora técnica do Programa de Alimentação Saudável e Sustentável do Idec, explica que ovos de páscoa e outros alimentos com baixa ou média quantidade de açúcar, sódio ou gordura não precisam apresentar a lupa. Ela só aparece na parte frontal das embalagens que tem altas quantidades dessas substâncias.
“Esses três ingredientes são críticos para a saúde, principalmente de quem tem doenças crônicas”, explica Laís. “O principal ponto da lupa é informar de maneira clara e objetiva, quando você bate o olho no rótulo frontal e já vê o alerta. O que vai ser feito com essa informação depende de cada consumidor”, completa a nutricionista.
Quantidades
No caso do açúcar adicionado, a Anvisa define que alimentos sólidos com mais de 15g de açúcar adicionado a cada 100g de produto devem ter a etiqueta. Já no caso da gordura saturada, alimentos com 6g ou mais a cada 100g devem apresentar o alerta.
O que mais devo olhar na embalagem?
A lista de ingredientes. Tudo o que está no produto tem que aparecer nessa lista e em ordem decrescente. Ou seja, o primeiro ingrediente da lista é o mais presente no produto. Se o primeiro é o açúcar, por exemplo, quer dizer que ele é o item em maior quantidade naquele alimento. Saber disse ajuda o consumidor a fazer melhores escolhas, segundo a nutricionista do Idec.
Laís alerta, também, para os aditivos alimentares. A norma da Anvisa determina que eles apareçam sempre por último, independente da quantidade. Eles são usados pra deixar o produto mais gostoso, com mais cor, mais sabor e mais textura. A presença desses aditivos transforma os produtos em ultraprocessados e é recomendado que o consumo deles seja mais raro.
Posicionamento da indústria
A Itatiaia perguntou à Abicab por qual razão a maior parte dos produtos analisados pelo Idec tem altos índices de açúcar e gorduras adicionados à fórmula e qual é o posicionamento da Associação sobre isso. A informação vai ser adicionada à matéria assim que estiver disponível.
Quer saber mais?
Se quiser saber mais detalhes da pesquisa, é só entrar
Para entender melhor a lupa, quando ela deve ser usada e quais quantidades de açúcar, gordura e sódio são consideradas altas