A Páscoa está chegando e, com ela, a dúvida sobre os preços dos ovos de páscoa. A inflação também chegou ao setor e os ovos das marcas mais conhecidas, como Lacta, Garoto, Nestlé, Ferrero Rocher, tiveram até 35% de aumento nos estabelecimentos.
A Horus, uma empresa de inteligência e comparação de mercado, fez um estudo sobre os preços dos ovos de Páscoa e constatou aumentos consideráveis em comparação com a páscoa de 2022. Confira:
Aumento nos ovos de Páscoa de 100g a 250g
Lacta: 26,6% (de R$ 46,27 para R$ 58,57)
Kinder: 17,1% (de R$ 71,32 para R$ 83,51)
Kit Kat: 14,5% (de R$ 43,05 para R$ 49,28)
Prestígio: 14% (de R$ 41,3 para R$ 47,10)
Arcor: 13,5% (de R$ 30,17 para R$ 34,26)
Ferrero Rocher: 7% (de R$ 72,99 para R$ 78,12)
Nestlé: 5,3% (de R$ 43,84 para R$ 46,17)
Aumento nos ovos de Páscoa de 250g a 350g
Lacta: 35% (de R$ 42,65 para R$ 57,56)
Diamante Negro: 34,5% (de R$ 44,11 para R$ 59,34)
Bis: 31,6% (de R$ 43,58 para R$ 57,34)
Talento: 11,3% (de R$ 51,23 para R$ 57,02)
Alpino: 8% (de R$ 51,58 para R$ 55,72)
Kit Kat: 7,1% (de R$ 51,53 para R$ 55,22)
A pesquisa foi realizada no período de 12 a 19 de março de 2023 e compara com os dados colhidos de 20 a 26 de março de 2022. Foram considerados pequenos mercados, supermercados e atacarejos do Brasil e feita uma média entre eles. As informações são do portal UOL.
Aumento nos preços em Belo Horizonte
Em Belo Horizonte, de acordo com o site de pesquisas Mercado Mineiro,
A caixa de bombons “Favoritos Lacta”, por exemplo, subiu 41%. O preço médio praticamente dobrou, saindo de R$9,96 para R$ 14,6. Com os ovos, o Ouro Branco de 359g teve alta de 36%. O produto custava em média R$ 47 em 2022, e agora é encontrado por R$64.
O preço varia também entre os locais de venda e as regiões em que se compra os doces para o feriado, ainda de acordo com o Mercado Mineiro. No caso dos ovos de Páscoa Oreo, houve uma variação de 40% entre a unidade mais barata e a mais cara encontrada na capital, uma diferença de R$17.
Motivo do aumento
Segundo pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o chocolate - principal produto da Páscoa - aumentou quase 14% com relação a 2022.
Maior consumo na Páscoa de 2023
De acordo com a CNC, a expectativa de vendas no período da Páscoa em 2023 é de aproximadamente R$ 2,5 bilhões, um aumento de 2,8% com relação ao ano passado.
Minas deve ser o 2º estado que mais vai consumir nesse período Pascal. A expectativa de vendas supera a casa dos R$ 273 milhões só no período pascal em 2023, um crescimento de 1,4% com relação ao ano anterior.