Após nove anos de jejum, a Mocidade Alegre - que homenageou o samurai negro Yasuke - se sagrou campeã do Carnaval de São Paulo. A escola da zona norte paulistana obteve 270 pontos - sendo este seu 11º título.
Agora, a Mocidade entra para o ranking da segunda escola com mais títulos - assim como a Nenê de Vila Matilde. A primeira posição segue sendo a da Vai-vai, que tem 15 vitórias.
As escolas Mancha Verde, Império de Casa Verde e Acadêmicos do Tatuapé somaram 269,9 pontos cada e conquistaram o segundo lugar.
A Mancha Verde - campeã do Carnaval de 2022 - e a Mocidade trocaram posições durante parte da apuração. Foi no quesito de mestre-sala e porta-bandeira que a Mancha Verde desceu para o quarto lugar. Com isso, a Acadêmicos do Tatuapé ocupou o segundo lugar e a Mocidade permaneceu no primeiro.
Unidos de Vila Maria e Estrela do Terceiro Milênio ficaram na penúltima e última posição, respectivamente. Por isso, elas foram rebaixadas. Em dois dias de folia, 14 escolas desfilaram pelo Grupo Especial.
Homenagem
Neste ano, a Mocidade Alegre decidiu homenagear o primeiro samurai africano do Japão, o guerreiro Yasuke. Além disso, o enredo decidiu abordar culturas distintas, dentre elas, a oriental e a negra.
Também, durante o desfile, a escola trouxe à tona o enfrentamento às desigualdades por jovens pobres de comunidades.