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Peugeot lança hatch 208 e SUV 2008 com sistema híbrido de Fiat Pulse

As duas marcas são controladas pelo grupo Stellantis e, pela primeira vez, um hatch compacto é vendido com o sistema híbrido leve

Tecnologia híbrida foca em redução de consumo e emissões de poluentes

A Peugeot anunciou o lançamento dos modelos 208 GT T200 Hybrid AT e 2008 GT T200 Hybrid AT na linha 2026. Ambos os veículos serão equipados com motorização híbrida leve de 12 volts, combinando um motor a combustão Turbo 200 1.0 flex com um sistema elétrico auxiliar. Com essa iniciativa, a montadora passa a oferecer modelos híbridos pela primeira vez no segmento de hatches compactos, com o 208.

As duas novidades serão posicionados como versões top de linha. Vale lembrar que ambos, tanto hatch quanto sedã, já foram vendidos como carros 100% elétricos, mas já saíram de linha.

O hahtch 208 GT T200 Hybrid tem preço sugerido de R$ 126.990, equanto o SUV 2008 GT T200 Hybrid sai por R$ 162.990.

SUV Peugeot 2008 tem linhas arrojadas; preço do híbrido é de R$ 162.990

O que é o T200 Hybrid

A tecnologia T200 Hybrid é a mesma que a Stellantis, grupo que controla a Peugeot, já aplicou em dois modelos da Fiat, que também está sob o guarda-chuva do grupo: Fastback e Pulse. O motor principal é um três cilindros em linha com 999 cm³, construído em alumínio, com injeção direta de combustível e comando de válvulas MultiAir III. A potência é de 130 cavalos e o torque atinge 20,4 kgfm.

O sistema híbrido utiliza a configuração Belt Starter Generator (BSG), em que um motor gerador elétrico conectado ao virabrequim por correia atua em conjunto com uma bateria de íons de lítio de 12 volts. Falando de maneira simplificada, é como se fosser um “superalternador”. Ele oferece 4 cv de potência e cerca de 1 kgfm de torque.

Assim como no Pulse e Fastback, não há soma entre os números do motor turbo e o BSG. Isso porque a unidade elétrica tem a função e auxiliar o motor a combustão.

Este conjunto mais complexo permite desligamento automático do motor em paradas e religamento suave, além de regeneração de energia durante frenagens e desacelerações. O objetivo principal é diminuir a emissão de poluentes e do consumo.

Motor elétrico substitui o alternador e não traciona as rodas

Segundo a fabricante, a tecnologia proporciona redução de até 10% no consumo de combustível em ciclo urbano e até 8% nas emissões de dióxido de carbono. A transmissão é automática do tipo CVT, com simulação de sete marchas virtuais.

Outas vantagens incluem desconto de até 70% no IPVA oferecido para veículos híbridos em alguns estados, além de acesso a zonas de rodízio e vagas preferenciais em centros comerciais.

Consumo de combustível

De acordo com o padrão do Inmetro, o consumo de combustível dos novos modelos da Peugeot é

208 GT T200 Hybrid

  • Etanol: 9,1 km/l (cidade); 9,6 km/l (estrada)
  • Gasolina: 13,0 km/l (cidade); 13,8 km/l (estrada)

2008 GT T200 Hybrid

  • Etanol: 9,0 km/l (cidade); 9,6 km/l (estrada)
  • Gasolina: 13,0 km/l (cidade); 13,7 km/l (estrada)

Pacote de itens de série

Os modelos contam com painel digital I-Cockpit 3D Hybrid de 10 polegadas, que exibe informações em tempo real sobre o sistema híbrido, como carga da bateria, fluxo de energia, autonomia e consumo. Também estão presentes sistemas de assistência ao condutor, incluindo alerta de colisão, frenagem automática de emergência, detector de fadiga, reconhecimento de placas e controle de faixa.

A central multimídia Peugeot i-Connect Advanced de 10,3 polegadas oferece integração sem fio com Android Auto e Apple CarPlay, navegação online e conectividade com o aplicativo MyPeugeot, que permite controle remoto de funções do veículo e agendamento de serviços. O sistema também conta com atualizações remotas e assistência automática em emergências.

Painel 3D é diferencial do Peugeot 208 GT

O 208 GT T200 Hybrid apresenta rodas diamantadas de 17 polegadas, faróis Full LED com luzes diurnas, lanternas traseiras em LED interligadas por faixa preta, antena estilo shark e grade dianteira na cor da carroceria. O interior inclui volante em couro com comandos integrados, bancos com revestimento premium, pedais em alumínio, teclas tipo piano, maçanetas cromadas, acabamento estilo carbono e iluminação em LED.

Consumo do 2008 híbrido na cidade é de 13 km/l na gasolina

O SUV 2008 GT T200 Hybrid mantém características semelhantes, com rodas de 17 polegadas modelo Karakov, teto solar panorâmico, lanternas em LED 3D e bancos traseiros bipartidos. Ambos os modelos utilizam o mesmo conjunto mecânico e sistema de conectividade, com foco em eficiência energética e integração tecnológica.

Preços da linha 208 2026 vão de R$ 91.990 a R$ 126.990

Outras versões

Além das novas versões top de linha, tanto o hatch 208 quanto o SUV 2008 seguem sendo oferecidos em outras versões e com outras opções de motorização. O hatch é oferecido em quatro configurações, enquanto o SUV conta com três opções no portfólio. São elas:

Peugeot 208 2026

208 Style 1.0 MT6: R$ 91.990
208 Active T200 AT7: R$ 108.990
208 Allure T200 AT7: R$ 117.990
208 GT T200 Hybrid AT7: R$ 126.990

Peugeot 2008 2026

2008 Active T200 AT7: R$ 133.990
2008 Allure T200 AT7: R$ 143.990
2008 GT T200 Hybrid AT7: R$ 162.990

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Felipe Boutros sempre foi fã de carros: cresceu lendo as revistas do gênero e fez jornalismo para atuar no setor - no qual está há 20 anos. Cobriu os principais salões do automóvel do mundo. Trabalhou nos jornais O Tempo, Hoje em Dia e, hoje, é editor-chefe no AutoPapo. Na Itatiaia, colabora com a seção Auto!