Itatiaia

Ford reduzirá produção da Ranger na Argentina por queda na demanda, diz site

Fabricante cortará cerca de 25% do ritmo de fabricação devido à queda da demanda no mercado argentino e à desaceleração das exportações para o Brasil

Por
Ford Ranger
Divulgação

A Ford reduzirá em aproximadamente 25% a produção da picape Ranger na fábrica de General Pacheco, na Argentina, a partir de outubro. A decisão foi tomada em meio à queda da demanda no mercado interno e à desaceleração das exportações para o Brasil, principal destino da produção da unidade.

No Brasil, a Ford Ranger foi a segunda picape média mais vendida no primeiro semestre, com 16.970 emplacamentos. A Toyota Hilux, líder do segmento, vendeu 23.260 unidades.

• Divulgação
• Divulgação

Atualmente, a fábrica opera em dois turnos e produz cerca de 70 mil unidades por ano. Com o ajuste, o ritmo de fabricação será reduzido para adequar os estoques ao cenário atual de vendas, embora a empresa não tenha anunciado a paralisação da unidade nem alterações permanentes em sua estrutura. A expectativa é que a produção caia para um patamar próximo de 52 mil unidades anuais caso o novo ritmo seja mantido.

Segundo informações publicadas pela site argentino A Rodar Post, a retração do mercado doméstico e o menor volume de pedidos vindos do mercado brasileiro motivaram a decisão. O Brasil é o principal comprador da Ranger produzida em General Pacheco e responde por grande parte das exportações da picape.

• Divulgação
• Divulgação

A redução ocorre menos de um ano depois de a Ford ampliar a capacidade da fábrica para atender ao crescimento da demanda pela nova geração da Ranger. Em 2024, a empresa anunciou investimentos para elevar a capacidade produtiva e contratou novos funcionários para acompanhar o aumento das vendas na América do Sul.

Ford Ranger Hybrid combina motor 2.3 turbo a um elétrico para entregar 281 cv de potência combinada • Divulgação | Ford
Ford Ranger Hybrid combina motor 2.3 turbo a um elétrico para entregar 281 cv de potência combinada • Divulgação | Ford

A unidade de General Pacheco é estratégica para a operação sul-americana da marca. Além do Brasil, a fábrica abastece países como Chile, Peru, Colômbia, Equador, Uruguai e Venezuela.

Apesar do corte temporário na produção, a Ford mantém os planos para a fábrica argentina. A empresa segue investindo na unidade, que também será responsável pela produção da futura Ranger híbrida plug-in destinada ao mercado sul-americano, prevista para entrar em linha a partir de 2027.

Por

Guilherme Silva gosta do meio automotivo desde que se conhece por gente, mas começou a trabalhar no setor por acaso. São mais de 15 anos de experiência na área, com passagens por iCarros, Carsale, Webmotors, KBB e Mobiauto, além de ter colaborado com as tradicionais revistas Autoesporte, Motor Show e Quatro Rodas, produzindo matérias de diferentes temas e cobrindo eventos e salões no Brasil e no exterior.

 

 

Belo Horizonte