Ouvindo...

Protagonismo do agro mineiro em Brasília

Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (FAEMG) realizou, pela primeira vez em sua história, uma Assembleia Geral Ordinária fora de Belo Horizonte

Missão Técnica incluiu a reunião da diretoria da Faemg

A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (FAEMG) realizou, pela primeira vez em sua história, uma Assembleia Geral Ordinária fora de Belo Horizonte. O encontro ocorreu na sede da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), em Brasília, como parte de uma Missão Técnica que reuniu cerca de 250 dirigentes sindicais mineiros.

O presidente do Sistema Faemg Senar, Antônio de Salvo, comandou os trabalhos e fez um discurso enfático em defesa de uma nova postura para o setor. Segundo ele, é hora de o agro mineiro assumir maior protagonismo político e repensar sua forma de atuação. “Se continuarmos fazendo as mesmas coisas, teremos os mesmos resultados. E, convenhamos, eles não têm sido bons nem para nós, nem para Minas, nem para o Brasil”, declarou.

Diretoria do Sistema Faemg Senar: Ebinho Bernardes, vice-presidente secretário; Antônio de Salvo, presidente; e Renato Laguardia, vice-presidente de Finanças

Salvo reforçou a importância da união e da ação coletiva, chamando os representantes sindicais à responsabilidade individual. “Se cada um fizer um pouco mais, teremos um impacto gigantesco”, disse. Ele também defendeu a despersonalização das relações no setor, destacando que é preciso deixar interesses individuais de lado para fortalecer a representatividade rural.

Ele ressaltou que o setor agropecuário tem uma força econômica e social imensa, mas ainda precisa traduzir isso em influência política. “Não é possível um setor como o nosso, que tem 50% do que é exportado e um percentual tão significativo no PIB brasileiro, ser apático politicamente”, conclui.

Deputados destacam importância política do agro

Antes do discurso do presidente, o palco da CNA foi ponto de convergência para importantes lideranças parlamentares, que compartilharam suas visões sobre os desafios e o potencial do setor.

O deputado Newton Cardoso Jr. destacou a importância da união do agronegócio. “Sabemos da importância do agro e queremos estar cada vez mais perto desse setor que leva Minas Gerais à frente”, disse. Já o deputado Zé Silva reafirmou o compromisso dos parlamentares mineiros com os produtores rurais: “Estamos à disposição para levar nosso agro avante”.

Pedro Lupion, presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), alertou para os desafios legislativos enfrentados pelo setor. “As decisões em Brasília estão impactando diretamente o que acontece dentro da porteira. Precisamos estar atentos e unidos. São questões tributárias, socioambientais com as quais temos que lidar constantemente,” afirmou.

A deputada Ana Paula Leão elogiou a articulação da Faemg e o trabalho de liderança de Antônio de Salvo. Domingos Sávio, Evair de Melo, José Vitor e Greyce Elias também participaram e trouxeram mensagens de apoio, reflexão e incentivo ao engajamento político do setor rural — com destaque para a importância da participação feminina nas decisões.

Dados e estratégia como base para o futuro

Durante a programação, o cientista político Felipe Nunes, CEO da Quest Consultoria, apresentou um diagnóstico detalhado sobre a percepção da população mineira em relação ao setor agropecuário. Segundo ele, pesquisas mostram que a agropecuária já é reconhecida como atividade econômica fundamental do estado, superando inclusive a mineração.

Felipe Nunes, cientista político e CEO da Quest Consultoria e Pesquisa

Apesar do reconhecimento, Nunes alertou para a necessidade de reforçar a imagem do agro como uma cadeia produtiva essencial para o desenvolvimento de Minas Gerais. “Precisamos que a sociedade abrace o setor e compreenda sua importância além dos produtos ou empregos gerados”, afirmou.

Agenda intensa e troca de experiências

A missão técnica promovida pela Faemg contou com uma programação intensa. A delegação mineira participou de reuniões com dirigentes da CNA, visitou o Congresso Nacional e acompanhou uma sessão no Senado Federal. Os participantes também debateram temas estratégicos com representantes de áreas como jurídico, relações internacionais e defesa agropecuária.

No segundo dia, o presidente da CNA, João Martins, deu as boas-vindas ao grupo mineiro e reforçou o papel da confederação como “trincheira de defesa do produtor rural”.

O vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões, também esteve presente e apresentou propostas voltadas à melhoria das condições no campo, como segurança rural, fiscalização do trabalho, limpeza de áreas, outorga de água, vegetação sucessória, pecuária intensiva e revisão do mapa do IBGE.

Mateus Simões, vice-governador do estado de Minas Gerais

A presença expressiva da comitiva mineira em Brasília reforça o compromisso da Faemg em ampliar a atuação política do setor e promover um agro mais unido, forte e representativo.

Saiba mais em https://www.sistemafaemg.org.br/noticias/lideres-do-agro-mineiro-vao-a-cna-para-missao-historica

Leia também

Esta reportagem foi escrita por jornalistas do Sistema Faemg Senar e publicada em parceria com a Itatiaia.

Tudo é agro: do alimento à energia, a força do campo está em nosso dia a dia. O Sistema Faemg Senar é a referência do setor, representando e valorizando os produtores rurais de Minas Gerais.