Ouvindo...

Paraná conquista 165 medalhas no Prêmio Queijo Brasil

Estado ficou em 2º lugar no ranking atrás de Minas Gerais, que levou mais de 400 prêmios

Queijaria Delícias Beni, de Jandaia do Sul, foi premiada com o seu queijo mussarela “nozinho”

O Paraná se destacou na 8ª edição do Prêmio Queijo Brasil em 2025. Foram 165 queijos premiados do Estado, representando um aumento de 27,9% em relação a 2024. O estado ficou atrás apenas de Minas Gerais, que arrematou mais de 400 prêmios. Nesta edição, 1.242 queijos artesanais foram premiados.

Os queijos paranaenses foram produzidos por 51 pessoas ou empresas familiares diferentes, trazendo 47 medalhas de ouro, 66 de prata e 52 de bronze. O Prêmio Queijo Brasil também escolheu a melhor queijaria de cada estado, sendo a Queijaria Delícias Beni, de Jandaia do Sul, premiada como melhor com o seu queijo mussarela “nozinho”. Ela também levou para Jandaia do Sul a medalha de ouro para o queijo requeijão de corte, e a de bronze para o queijo tipo parmesão e o tipo manteiga artesanal.

“Essas premiações marcaram profundamente nossa trajetória. Esses títulos representam mais do que técnica: eles celebram a dedicação de uma família que acreditou no valor do trabalho rural e no potencial do queijo artesanal brasileiro”, disse a proprietária Elzilene Dornele Alegre. “Estamos muito felizes em ver nosso esforço reconhecido em um evento tão importante para o setor, e seguimos firmes no propósito de levar aos lares um produto feito com carinho, cuidado e sabor de verdade”.

A Delícias Beni, combinação dos nomes dos filhos do casal Benício e Nicolas, nasceu em 2019. “Começamos pequenos, com poucas vacas e muita coragem, construindo nossa agroindústria familiar do zero. Hoje toda a família participa: meu marido (Cláudio) cuida do manejo dos animais, meus filhos ajudam na ordenha e eu sigo na criação e produção dos queijos”, compartilha Elzilene.

A produtora salientou ainda o apoio dos extensionistas do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – Iapar-Emater (IDR-Paraná) para o sucesso da queijaria. “Nos auxiliam muito, são os meus maiores incentivadores e isso faz uma grande diferença”, afirmou. Entre as queijarias atendidas por servidores do IDR-Paraná houve a conquista de 21 medalhas de ouro, 24 de prata e 13 de bronze.

Rota do Queijo

A criação da Rota do Queijo foi um incentivo para a produção de queijos no Paraná. A Rota passou a integrar o turismo rural, tendo a produção e a divulgação do queijo artesanal como principais atrativos.

Leia também

Também ajudou na profissionalização a instituição do Prêmio Queijos do Paraná, que este ano teve a inscrição de 476 queijos de 107 produtores e laticínios, distribuídos em 76 municípios. O objetivo é valorizar e divulgar a qualidade das queijarias paranaenses.

*Giulia Di Napoli colabora com reportagens para o portal da Itatiaia. Jornalista graduada pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.