Ouvindo...

Alerta no mercado: tarifa de Trump causa instabilidade no preço do café

Taxa de 50% dos Estados Unidos, prejudica também o setor de carne, suco de laranja e frutas

O anúncio da tarifa de 50% anunciada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, aos produtos brasileiros, afeta o setor de café, que intensificou as incertezas do setor global da commodity.

Segundo pesquisadores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Esalq/USP, essa mudança abrupta nas regras comerciais intensificou a instabilidade nos valores externos e internos do grão no Brasil, que é líder mundial na exportação de arábica. Vale lembrar que o preço do café vem caindo nas últimas semanas.

Pesquisadores do Cepea destacam que o Brasil é origem de cerca de 25% das importações norte-americanas de café, e uma tarifa de 50% se configura como uma grande desvantagem ao produto nacional e gera incertezas quanto ao escoamento da safra brasileira.

A Colômbia, segunda maior fornecedora aos EUA, permanece isenta de tarifas, enquanto o Vietnã, maior exportador de robusta, até o momento, tem alíquota de 20%. Apesar de o Brasil possuir outros mercados, inclusive o doméstico, pesquisadores do Cepea apontam que, para absorver uma possível retração da demanda norte-americana, essa realocação é complexa, dada a importância e o dinamismo da indústria de torrefação dos EUA.

"É extremamente inflacionário para a população americana. Café não é produzido nos Estados Unidos, então não concorre contra o agro americano”, afirma Márcio Ferreira, presidente do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé).

Leia também

Dessa forma, pesquisadores do Cepea indicam que o mercado aguarda novos desdobramentos nas negociações comerciais entre os dois países, e, até lá, as oscilações nos mercados externos e, por conseguinte, interno devem persistir.

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), Giullia Gurgel é repórter multimídia da Itatiaia. Atualmente escreve para as editorias de cidades, agro e saúde