O presidente dos
Na publicação, Trump acusa o Brasil de “ataques” as empresas de tecnologia dos EUA e de conduzir uma “caça às bruxas” contra o ex-presidente Jair Bolsonaro. Nessa segunda-feira (7),
No segundo envio de cartas, o Brasil e outros sete países foram notificados, entre eles, Argélia, Sri Lanka, Filipinas, Iraque, Líbia, Brunei e Moldávia.
Trump citou também a necessidade dos Estados Unidos de construir sistemas de defesa antimísseis, aviões, navios, munições, semicondutores e centros de dados, entre outros desenvolvimentos para os quais o metal é necessário: “O cobre é o segundo material mais usado pelo Departamento de Defesa!”
Respondendo em uma publicação também nas redes sociais, o
Vale lmebrar que Trump também discutiu com Lula sobre o julgamento de Bolsonaro no início desta semana.
Das 22 cartas enviadas por Trump, a países ao redor do mundo está semana, incluindo parceiros comerciais como Japão, Coreia do Sul e Sri Lanka, descrevendo novas tarifas sobre seus produtos, que, segundo ele, entrarão em vigor em 1º de agosto, o Brasil ficou com maior taxa.
Confira a lista de países que receberam os documentos e taxas:
- África do Sul: 30%
- Argélia: 30%
- Bangladesh: 35%
- Bósnia e Herzegovina: 30%
- Brasil: 50%
- Brunei: 25%
- Cambodja: 36%
- Cazaquistão: 25%
- Coreia do Sul: 25%
- Filipinas: 20%
- Indonésia: 32%
- Iraque: 30%
- Japão: 25%
- Laos: 40%
- Líbia: 30%
- Malásia: 25%
- Myanmar: 40%
- Moldávia: 25%
- Sérvia: 35%
- Sri Lanka: 30%
- Tailândia: 36%
- Tunísia: 25%
Essas medidas serviram em grande parte para reavivar os planos que ele havia apresentado em abril, suspensos depois que os mercados financeiros recuaram diante das medidas.
Na carta, Trump chamou a taxa de 50% de “necessária… para retificar as graves injustiças do regime atual”.
Ele disse que determinaria que o Representante Comercial dos EUA iniciasse uma investigação 301 sobre as práticas comerciais digitais do Brasil.