Ouvindo...

Mandioca sobe: preço interrompe sequência de quedas após dez semanas

Produtores têm priorizado os trabalhos de plantio, limitando a oferta de mandioca disponível

Pressões baixistas se enfraqueceram nesta semana

O preço da mandioca subiu após dez semanas de quedas consecutivas, segundo levantamento do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).

Segundo os pesquisadores, o aumento do preço acontece porque muitos produtores, capitalizados, têm priorizado os trabalhos de plantio, limitando a oferta de mandioca disponível.

Além disso, também contribuiu a gradual diminuição na disponibilidade de lavouras de raízes de 2º ciclo (mais de 12 meses) em parte das regiões acompanhadas pelo Centro de Pesquisas.

Sendo assim, as pressões baixistas se enfraqueceram nesta semana, sobretudo nas praças do Paraná, e a média subiu após dez semanas de recuos consecutivos.

Levantamentos do Cepea mostram que o valor médio nominal a prazo da tonelada de mandioca posta fecularia foi de R$ 500,03 (R$ 0,8696/grama de amido), ligeiro avanço de 0,3% em relação à semana anterior. No comparativo com período equivalente do ano passado, a média está 3% acima, em termos reais (utilizando o IGP-DI como deflator)

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), Giullia Gurgel é repórter multimídia da Itatiaia. Atualmente escreve para as editorias de cidades, agro e saúde