Ouvindo...

Concurso vai revelar a maior raiz de mandioca de Montes Claros

Competição promovida pela Emater-MG durante a Expomontes também avalia a mandioca mais pesada

Montes Claros sediará o 1º Concurso de Mandioca durante a Expomontes 2025. A competição é voltada apenas para mandioca de mesa e terá duas categorias: maior raiz e raiz mais pesada. O concurso é promovido pela Emater-MG, com a parceria da prefeitura e da Sociedade Rural de Montes Claros, e já possui quatro amostras finalistas.

As raízes foram avaliadas por uma comissão julgadora e estão expostas na Feira Regional da Agricultura Familiar de Montes Claros, que faz parte da Expomontes, no parque de exposições da cidade. O resultado será divulgado no local, na próxima sexta-feira (11), a partir do meio-dia.

“A mandioca é um produto que tem um alto consumo na região, mas está sendo pouco cultivado. Nossa intenção é trabalhar com os agricultores para aumentar esse cultivo. É uma cultura muito importante, principalmente aqui na região do Norte de Minas, com escassez hídrica. O concurso é uma forma de promover a atividade”, explica o técnico da Emater-MG em Montes Claros, Antônio Dumont.

Ainda de acordo com a Emater-MG, a região Norte do estado tem uma área de 3 mil hectares produzindo mandioca de mesa. A safra esperada para este ano é de 46 mil toneladas. São aproximadamente 4,8 mil agricultores na atividade.

Feira de Agricultura Familiar

Além do concurso de mandioca, a Emater-MG organiza a Feira Regional da Agricultura Familiar durante a Expomontes. São cerca de 50 agricultores que estão expondo e vendendo produtos como mel, derivados da cana, derivados do milho, beiju, requeijão, quitandas, artesanato, doces cristalizados, paçoca e comidas típicas. A feira vai até domingo, último dia da exposição.

Já na sexta-feira (11), haverá uma Mostra Tecnológica. A equipe da Emater-MG irá acompanhar um grupo de produtores rurais numa visita aos estandes da Expomontes. A proposta é conhecer as novidades, produtos e serviços para uso na região, como máquinas, implementos agrícolas, insumos e equipamentos de irrigação.

*Giulia Di Napoli colabora com reportagens para o portal da Itatiaia. Jornalista graduada pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.