A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) realizará a compra de 50 mil toneladas de
O primeiro leilão para a compra do milho é nesta quinta-feira (31) e prevê a compra de 15 mil toneladas provenientes de agricultores familiares e suas cooperativas de produção. Já na sexta-feira (01), será realizado o segundo leilão de compra com ampla concorrência, ou seja, todos os produtores e cooperativas de milho poderão participar, inclusive agricultores familiares. Todas as operações de aquisição ocorrem pelo Sistema de Comercialização Eletrônica da Conab (Siscoe).
“Estamos realizando uma série de operações para repor os estoques do ProVB, começando por estas 50 mil toneladas. Vamos continuar abastecendo os pequenos criadores com milho mais barato para que sigam alimentando suas criações de cabras, galinhas, porcos e outros animais”, explica o presidente da Companhia, Edegar Pretto.
Pontos de entrega
O milho adquirido deverá ser entregue nos municípios de Irecê (5 mil t), na Bahia, Imperatriz (7,5 mil t), no Maranhão, Rondonópolis (3 mil t), em Mato Grosso, Uberlândia (18,5 mil t), em Minas Gerais, além de Brasília (16 mil t), no Distrito Federal.
“A escolha dos pontos de entrega do milho segue um desenho logístico pensando em posicionar o milho em unidades armazenadoras da Conab localizadas em pontos estratégicos, visando reduzir o custo de transporte e, ao mesmo tempo, reabastecer as unidades de venda da Companhia de forma a garantir aos criadores e criadoras a compra do produto na melhor janela de preços”, destaca o diretor de Operações e Abastecimento, Arnoldo de Campos.
Todas as informações sobre as operações estarão disponíveis no
Programa de Venda em Balcão
O reforço nos estoques públicos de milho vendido pela Conab vai auxiliar pequenos criadores de animais em todo o país, sobretudo aqueles produtores de ovos, leites e carnes, situados em locais mais distantes dos grandes centros e das zonas de maior produção, e que utilizam o produto para a alimentação dos seus plantéis.