Azeite mineiro entra no Top 10 do mundo logo em sua primeira colheita
Produzido em solo vulcânico na Serra da Mantiqueira, o estreante Azeite da Pedra conquistou jurados internacionais e foi eleito o melhor do Brasil

O Brasil consolidou mais uma vez sua posição de destaque no mapa da olivicultura internacional de alto padrão. No prestigiado TerraOlivo International Olive Oil Competition Awards 2026, realizado na última segunda-feira (13) em Chipre, o país conquistou 64 premiações, com destaque para um rótulo do sul de Minas Gerais que entrou no cobiçado Top 10 dos melhores azeites do mundo.
Ao todo, a competição de origem israelense — uma das mais rigorosas e respeitadas do setor global de azeites extravirgem — avaliou amostras enviadas por 214 produtores de 17 países.
O fenômeno de Caldas (MG): estreia com tripla coroa
O grande protagonista brasileiro na competição foi o Azeite da Pedra, produzido no Sítio da Pedra, em Caldas (MG), na Região da Serra da Mantiqueira. A conquista carrega um feito impressionante: o azeite consagrado veio da primeira safra comercial da propriedade, produzida a partir de oliveiras ainda jovens.
O rótulo estreante levou para três prêmios:
- Top 10 do Mundo (único brasileiro na lista principal)
- Melhor Azeite do Brasil (Best of Brazil)
- Medalha de Grande Prestígio Ouro
O terroir de solo vulcânico a 1.300 metros de altitude
O Sítio da Pedra é um pequeno olival artesanal comandado pelo casal Fabio Dias e Paula Pedrão. Localizado a uma altitude de 1.300 metros, o olival conta com apenas 2.000 oliveiras das variedades Arbequina, Koroneiki, Arbosana, Manzanilla e Grappolo.
O grande diferencial que encantou os jurados internacionais é o solo de origem vulcânica da região de Caldas, que confere às azeitonas um terroir singular e sofisticado. O blend premiado de 2026 foi elaborado a partir das variedades Arbequina, Grappolo e Koroneiki.
Top 10 Mundial de 2026
O azeite mineiro figurou ao lado de marcas consagradas de potências tradicionais do setor, como Espanha, Itália, Portugal e Turquia:
- Azeite da Pedra – Blend de Safra (Brasil)
- Gaia Oliva Memecik (Turquia)
- Gaia Oliva Signature Blend (Turquia)
- Gallo Clássico (Portugal)
- Gallo Reserva (Portugal)
- Knolive Epicure (Espanha)
- Lucini Premium Select Evoo (Itália)
- Novavera Yamalak Sarısı (Turquia)
- Palacio de Los Olivos Picual (Espanha)
- Parqueoliva Serie Oro (Espanha)
Design e mais ouro para o Brasil
Outro grande vencedor da noite foi o azeite Orfeu Blend de Safra, produzido na Fazenda Rainha, em São Sebastião da Grama (SP), localizada exatamente na divisa com Poços de Caldas (MG). Além de faturar a Medalha de Ouro, o rótulo conquistou o prêmio de Melhor Embalagem Internacional.
A chuva de premiações para as marcas brasileiras reafirma o amadurecimento técnico e a excelência do mercado nacional. Outros produtores de ponta também foram condecorados com medalhas de ouro no concurso em Chipre, incluindo rótulos das seguintes marcas:
- Colhida
- Azeite Poema
- Sábia
- Veroli
- Vertentes
- Campo Di Fiori
- Capolivo
- Estância das Oliveiras
- GrattaCielo
- Lagar
- Essenza
- Recanto Maestro
- Vienzo
- Vulcano
Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), Giullia Gurgel é repórter multimídia da Itatiaia. Atualmente escreve para as editorias de Agro e Brasil.



