Ouvindo...

Ora-pro-nóbis ganha festival neste final de semana em Sabará

Festa valoriza a gastronomia local e celebra a tradição, o sabor e a memória afetiva dos pratos feitos com a iguaria mineira

O 27º Festival de Ora-Pro-Nóbis será neste final de semana, 6 a 8 de junho, no município de Sabará, na região metropolitana de Belo Horizonte. O tema “resgate da memória afetiva” homenageia Dona Maria do Pompéu, fundadora do primeiro restaurante na comunidade, onde será realizado o evento.

O festival tem entrada gratuita e reunirá atividades gastronômicas, artísticas e culturais, numa promoção das secretarias municipais de Cultura, Turismo e Meio Ambiente de Sabará, em parceria com a Associação dos Moradores do Pompéu (Amap) e o apoio da Emater-MG.

Para a presidente da Amap Juliana de Oliveira, a festa é uma forma de valorizar não apenas a gastronomia produzida com ora-pro-nóbis, mas também os estabelecimentos gastronômicos da comunidade. Sete expositores, que participaram do Concurso Melhor Prato, comercializarão alimentos feitos com o principal ingrediente da festa.

A extensionista da Emater-MG, Silvia Carolina Maia dos Santos, relata que o cultivo do ora-pro-nóbis é uma tradição no município, feito principalmente por mulheres. “As produtoras de derivados de ora-pro-nóbis são as maiores responsáveis pelo cultivo. Elas também produzem os derivados de jabuticaba e usaram a expertise que possuem com a fruta para criar produtos com o ora-pro-nóbis. A qualidade que os visitantes encontram no festival da jabuticaba, irão encontrar neste também”. Segundo a secretaria de Turismo, mais de 15 mil pessoas são esperadas para prestigiar a festa.

Concurso gastronômico

Durante a programação de sábado (7), os participantes do Concurso Gastronômico Melhor Prato feito com o ora-pro-nóbis ficarão sabendo quem é o vencedor da competição. Sabor, criatividade, apresentação e valorização do ingrediente regional foram os critérios analisados por vários chefs renomados na gastronomia mineira. A Emater-MG presta auxílio aos expositores na criação de novas receitas para o festival.

Leia também

Silvia Carolina relata que este ano cerca de 600 mudas de ora-pro-nóbis serão distribuídas gratuitamente ao público. A atividade foi possível graças uma parceria realizada com um agricultor do distrito de Ravena. De acordo com a extensionista, na propriedade dele também está sendo criada uma unidade demonstrativa de produção comercial de ora-pro-nóbis.

*Giulia Di Napoli colabora com reportagens para o portal da Itatiaia. Jornalista graduada pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.