Minas Gerais recebeu o reconhecimento internacional como zona
“Este status representa um marco histórico para o setor agropecuário estadual. A decisão da OMSA consolida décadas de esforços coordenados entre governo, setor privado, entidades e produtores, abrindo portas para novos mercados internacionais e fortalecendo o setor mineiro e brasileiro”, destaca Duch.
A conquista internacional fortalece o
Com o aval da OMSA, Minas Gerais se posiciona entre as maiores referências globais no controle de doenças que impactam o comércio agropecuário. O novo status poderá ampliar de forma expressiva o potencial de exportação de carne e demais produtos de origem animal, abrindo portas para mercados altamente exigentes, como Japão, Coreia do Sul e União Europeia. A agropecuária mineira se fortalece em competitividade, amplia o valor agregado de sua produção e impulsiona o desenvolvimento econômico do estado.
Além de Minas Gerais, durante o evento, outros estados brasileiros também pleitearam e conquistaram o reconhecimento internacional de zona livre da doença sem vacinação, ampliando o prestígio do Brasil no cenário internacional da sanidade animal.