Ouvindo...

Festival do Queijo e da Cachaça das Vertentes tem show gratuito em MG; veja programação

O ponto alto da música será o show com Renato Teixeira; evento acontece do dia 30 de abril a 4 de maio no município de Coronel Xavier Chaves, a 190 km da capital

Evento une dois clássicos da cozinha mineira: o queijo e a cachaça

O Festival do Queijo e da Cachaça chega à sua terceira edição em 2025. Entre os dias 30 de abril e 4 de maio, Coronel Xavier Chaves, no Campo das Vertentes, realiza mais uma edição do evento que une dois clássicos da cozinha mineira: o queijo e a cachaça. Promovido pela Prefeitura Municipal, o evento já se consolidou como uma referência regional, reunindo tradição, sabores premiados e o melhor da hospitalidade mineira.

O município de Coronel Xavier Chaves atua fortemente na promoção do Queijo Minas Artesanal, que recentemente foi reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO. A cidade, inclusive, foi uma das sedes dos eventos comemorativos promovidos pelo Governo de Minas e pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo, em homenagem ao modo de fazer do nosso queijo tradicional.

O festival se fortalece como vitrine para produtores locais e regionais que, com talento e dedicação, transformam o trabalho artesanal em excelência premiada.

Além dos queijos, a cachaça também tem marca registrada no município. Com produtores premiados, as iguarias mineiras produzidas na região já conquistaram paladares e prêmios nacionais e internacionais. Inclusive, o mais antigo engenho de cachaça em atividade no Brasil, o Engenho Boa Vista, fica em Coronel Xavier Chaves.

Queijos e cachaças das Vertentes, que já encantaram apreciadores em todo o país, poderão ser degustados em um ambiente acolhedor e familiar ao longo dos cinco dias de festival.

Leia também

Programação gratuita - show com Renato Teixeira

São mais de 20 cursos e workshops, rodas de conversa, cozinha show, feira de artesanato e apresentações culturais. Toda a programação é gratuita.

O público poderá visitar os estandes de venda e degustação de queijos e cachaças, além de aproveitar a praça de alimentação.

O ponto alto da música será o show com Renato Teixeira, símbolo da música de raiz brasileira, que se apresenta no sábado, dia 3 de maio, a noite.

A 3ª edição do Festival do Queijo e da Cachaça é um convite aberto para celebrar o orgulho de ser mineiro, a força das nossas tradições e o talento dos nossos produtores. Um evento pensado para encantar, valorizar e fortalecer as raízes culturais de Minas Gerais.

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), Giullia Gurgel é repórter multimídia da Itatiaia. Atualmente escreve para as editorias de cidades, agro e saúde