A Administração-Geral de Aduanas da China (GACC) suspendeu temporariamente a importação de
Segundo o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec) foram identificadas não conformidades em relação aos requisitos chineses para o registro de estabelecimentos estrangeiros. Os três frigoríficos brasileiros são:
- uma unidade da Frisa, em Nanuque (MG);
- uma planta da Bon-Marte, em Presidente Prudente (SP);
- e outra da JBS, em Mozarlândia (GO).
Em nota à Itatiaia, a Abiec, em conjunto com o Mapa, informou que ‘as empresas envolvidas já foram notificadas e estão adotando medidas corretivas para atender às exigências da GACC’.
‘Hoje, o Brasil tem 126 plantas frigoríficas habilitadas. Quando nós assumimos, tínhamos 12 plantas suspensas. Nós retomamos essas 12 e abrimos mais 43, das 55 desse total de 126. Então, não é coerente que três plantas suspensas impactem a relação comercial’, explicou o ministro Carlos Fávaro.
A
‘Segundo o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec) foram identificadas não conformidades em relação aos requisitos chineses para o registro de estabelecimentos estrangeiros’, finalizou a pasta em nota.
Outros dois frigoríficos da Argentina, um do Uruguai e um da Mongólia, este último referente às carnes bovina e ovina, também foram suspensos pela China.