A Prefeitura de Belo Horizonte vai abrir novas inscrições para a Trilha da Agroecologia a a partir desta sexta-feira (28). Serão ofertadas duas turmas, totalizando 80 vagas gratuitas, distribuídas para ampla concorrência e para o público prioritário. O curso trata sobre os princípios, fundamentos e práticas da
A Trilha da Agroecologia é uma das formações ofertadas pelo Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional Mercado da Lagoinha (CRESAN). Ocorre semestralmente desde 2018, compondo o Programa Valorização da Gastronomia Articulada à Agroecologia. O objetivo é a formação de agentes e multiplicadores da agroecologia, na perspectiva da construção de uma cidade sustentável.
Inscrições
O período de inscrições abre entre os dias 28 de fevereiro e 18 de março,
São considerados público prioritário pessoas que residem na região da Lagoinha, agricultores da capital e região metropolitana, servidores públicos de Belo Horizonte, profissionais da educação que residem ou trabalham em BH e membros de organizações ou movimentos de agroecologia que atuem no município. Serão distribuídas 56 vagas para quem se enquadrar nas categorias apresentadas e 24 vagas para a ampla concorrência.
Ementa do curso
Com carga horária de 48 horas divididas em 12 encontros, as aulas irão abordar práticas sustentáveis, manejo e conhecimentos agroecológicos do solo, das sementes crioulas, insetos, plantas medicinais, culinária ancestral, compostagem, gestão de resíduos, saneamento ambiental e demais conhecimentos compartilhados por formadores técnicos da PBH e mestres do movimento agroecológico de BH.
Cronograma
A Lista de Pessoas Classificadas e a Lista de Espera serão divulgadas no dia 20 de março. As pessoas da lista de espera serão convocadas caso haja vagas remanescentes de candidatos que não tenham confirmado a matrícula via e-mail ou presencialmente na secretaria das Trilhas.
A turma 1 inicia as atividades no dia 31 de março, segunda-feira, de 14h às 18h, enquanto a turma 2 inicia no dia 03 de abril, quinta-feira, de 08h às 12h no Cresan Mercado da Lagoinha, localizado na avenida Presidente Antônio Carlos, 821 - Lagoinha. As aulas presenciais também poderão acontecer em outros territórios e em espaços de referência agroecológica na cidade.
Agroecologia no Brasil
A adoção de métodos agroecológicos tem ganhado força no Brasil, principalmente no âmbito da
Na prática, a agroecologia proporciona alimentos mais saudáveis e variados à mesa dos brasileiros, contribuindo para o combate à fome e desnutrição, ao mesmo tempo em que impulsiona a economia local. Agricultores familiares encontram na agroecologia uma alternativa viável, reduzindo sua dependência de insumos externos e aumentando a resiliência de suas culturas diante das mudanças climáticas.