Campanha de Natal incentiva a compra de produtos da agricultura familiar

Plataforma reúne agricultura familiar mineira e oferece produtos artesanais

Plataforma conta com 120 agricultores e estabelecimentos cadastrados, oferecendo cerca de mil itens

A Emater-MG lançou o site ÉdoCampo para conectar agricultores familiares diretamente ao consumidor, facilitando o acesso ao comércio eletrônico. Aproveitando a proximidade do Natal, a plataforma estreia com uma campanha que incentiva a população a escolher um “presente diferente” neste fim de ano, adquirindo alimentos e artigos artesanais diretamente dos produtores rurais mineiros.

Atualmente, a plataforma conta com 120 agricultores e estabelecimentos cadastrados, oferecendo cerca de mil itens, como queijos, doces, cafés, cachaças, entre outros produtos mineiros tradicionais. Todos os artigos vendidos no site são entregues diretamente no endereço escolhido pelo comprador e, grande parte deles, em qualquer parte do país.

Presente ‘diferenciado’

No site é possível encontrar uma grande variedade de queijos que foram premiados em concursos de renome, famosos cafés especiais de Minas, produtos orgânicos, doces, artesanatos e até cosméticos.

“Iniciamos uma campanha de Natal, com sugestões e opções de presentes feitos pela agricultura familiar. No Instagram do ÉdoCampo (@edocampooficial) é possível acompanhar as últimas novidades da plataforma”, contou a coordenadora técnica estadual da Emater e gestora do programa, Thiara Viggiano.

A produtora Maria Virgínia Guimarães, de Casa Branca (distrito de Brumadinho-MG), é uma das participantes do site. “Há dez anos, eu trabalho com temperos e antepastos naturais, sem conservantes. Gostaria que, neste Natal e festas de fim de ano, as pessoas aproveitassem para conhecer essa linha, que tem usos diferenciados na culinária e também os nossos antepastos. Acredito ser uma ótima opção para presentear ou usar na ceia”, convidou Virgínia.

Garantia de qualidade

Todos os produtos disponíveis no ÉdoCampo possuem algum tipo de habilitação sanitária (federal, estadual ou municipal). “Além de disponibilizar a plataforma, a Emater-MG realiza um serviço de assistência técnica e extensão rural junto aos agricultores participantes, garantindo que as mercadorias vendidas no site sejam produzidas dentro das melhores práticas de produção”, explicou a coordenadora.

Leia também

*Giulia Di Napoli colabora com reportagens para o portal da Itatiaia. Jornalista graduada pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

Ouvindo...