Rafael Stefani, de 35 anos, nasceu e cresceu em meio às lavouras de café. Chegou a pensar em ser bancário, mas desistiu da profissão e resolveu voltar a lidar com a terra, mais precisamente com a cafeicultura. E foi mostrando os cuidados no manejo da plantação e o dia a dia na propriedade rural em Ribeirão Corrente, a 33 quilômetros de Franca, no interior paulista, que Rafael se tornou um sucesso nas redes sociais como agro influencer.
Seu perfil ‘Café no Brasil’ tem ganhado notoriedade entre os cafeicultores de todo o país, produzindo conteúdo de interesse dos produtores e até mesmo de pessoas que não são ligadas ao agro. “A ideia é mostrar toda a beleza da cafeicultura brasileira através de fotos e vídeos enviados pelos cafeicultores de todo o Brasil, além de trazer notícias e informações do setor para esse público”, conta o influenciador.
Trabalho começou em 2015
Apesar do impulso alcançado com a pandemia, o trabalho de divulgar o plantio, cultivo e colheita do café nas redes sociais começou ainda em 2015. Antes, porém, Rafael não aparecia no vídeo. Só em 2017, que o Café no Brasil ganhou novo formato, virou marca e o jovem cafeicultor passou a mostrar seu dia a dia nos stories. “O Café no Brasil se tornou meu perfil pessoal e os cafeicultores e muitas marcas ligadas à cafeicultura passaram a me ver como influenciador digital”, destaca Rafael.
Dia a dia no sítio Santa Maria
O conteúdo divulgado nas redes é o dia a dia do Sítio Santa Maria, em Ribeirão Corrente, onde a família produz café arábica. Rafael mostra o cotidiano da propriedade, os acertos e erros e leva informações de mercado, clima e outras notícias da cafeicultura.
“Resolvi mostrar meu dia a dia e me tornar um influenciador por perceber uma grande carência de informações do setor. Decidi mostrar minha forma de lidar, de manejar as lavouras para, de alguma forma, contribuir com os seguidores. Embora a cafeicultura brasileira seja bem diferente de região para região, os seguidores de várias partes do país conseguem extrair algo sobre minha forma de trabalhar e aplicar em suas lavouras de acordo com sua realidade”.
Além do perfil no Instagram, o Café no Brasil está presente no Youtube, Twitter e TikTok. Rafael também lançou em 2022, o podcast PodCafé onde recebe convidados com conhecimento técnico para falar sobre cafeicultura. “Todas essas redes permitem uma troca de informações muito rica. Eu aprendo muito também com meus seguidores e isso é importante, pois ajuda tornar a cafeicultura cada vez mais forte e sustentável”.
Rafael conversou com a reportagem da Itatiaia e respondeu algumas perguntas:
Rafael atendendo à imprensa durante a abertura da Femagri, em Ribeirão Corrente, na semana passada
Qual é a vantagem de ser produtor rural e, ao mesmo tempo, um influenciador digital?
Sem dúvida nenhuma, são os contatos que você faz, as pessoas que você conhece, os lugares que você tem acesso, centros de pesquisas, agrônomos e pesquisadores renomados de várias regiões do Brasil. Sobre ficar sem tempo e sobre quem acha que não vale a pena se dedicar a isso, eu discordo. Querendo ou não é uma forma de você se divulgar e divulgar seu produto, sua fazenda ou empreendimento. Isso é uma coisa que ninguém vai fazer por você. A cooperativa não vai divulgar você e seu produto. Ela divulga o café da região e a partir do momento que você começa a gravar vídeos, mostrar o seu café você se destaca dos demais, é seu marketing, seu diferencial.
O que mudou na sua vida, depois dos quase 130 mil seguidores?
Obviamente que mudou muita coisa, né? Hoje eu me divido entre ser um cafeicultor e ser um agroinfluencer. Tenho que me dividir entre o trabalho na lavoura e a geração de conteúdo, a participação de eventos, palestras e tudo mais. Então, querendo ou não mudou a minha rotina, que ficou mais agitada e também das pessoas que estão junto comigo, da minha família.
Você vende melhor o seu produto?
Sim, acaba que consigo vender o meu café especial, diretamente para os consumidores e com um valor agregado. Não trabalho com o commodity.
Que dicas você daria para quem quer dar os primeiros passos nesse universo das redes sociais
Seja você mesmo na sua simplicidade, não queira fantasiar, não queira mostrar algo que não seja realidade, que você vive. Eu acho que quanto mais natural, quanto mais verdadeiro você for com as pessoas que estão te acompanhando, é isso que vai eh realmente gerar uma conexão entre você e as outras pessoas, os outros produtores. Então, a dica é, seja você mesmo o mais natural possível
O que valorizar? E o que NUNCA fazer?
Valorize a sua história. A sua história é única. Produzir conteúdos todo mundo vai produzir. Mas a sua história é única. Conte a sua história. Fale sobre como vocês começaram, o que vocês fazem e a maneira como fazem. Não faça algo que não seja verdadeiro, que não venha verdadeiramente de você. Não tente criar cenários, inventar coisas, seja 100% verdadeiro porque isso é o que vai agregar valor a seu produto e gerar essa conexão com seus seguidores.