Quem estiver de folga amanhã (5) ou tiver um tempinho das 9 às 17h, não pode perder a Feira da Agricultura Familiar que acontecerá no Espaço Democrático José Aparecido de Oliveira da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Estão previstas barraquinhas de quitandas, queijos, mel e derivados, doces, cachaças, café, carnes, além de peças artesanais e outros produtos da agricultura familiar. Essa será a primeira de muitas feiras que acontecerão pelos próximos dois anos, fruto de um convênio entre a Emater-MG e a ALMG. Para comemorar, a abertura contará com a apresentação do carismático e talentoso cantor e violeiro, Rubinho do Vale, autor de sucessos como “Cavaleiro da Paz” e “ABC do Amor”. Nascido no Vale do Jequitinhonha, o artista já foi homenageado no Palácio do Planalto, no segundo mandato do governo Lula, ao lado de nomes como os de Chico Buarque, Antônio Nóbrega e Zezé di Camargo e Luciano.
O convênio entre as duas casas para a realização mensal das feiras foi assinado, ontem (4). O evento de inauguração terá a participação de 20 produtores de 16 municípios mineiros: Brumadinho, São Gonçalo do Rio Abaixo, Betim, Ouro Preto, Congonhas, Cristiano Otoni, Sabará, Itabirito, Nova Lima, Itaverava, Queluzito e Belo Horizonte (todas na RMBH); Bocaiúva (Norte de Minas), Itapecerica (Oeste), Nepomuceno (Varginha) e Imbé de Minas (Vale do Rio Doce).
A ideia é criar oportunidades para a exposição da produção agrícola brasileira, em especial a agricultura familiar e o artesanato, promovendo a geração de emprego e renda para famílias rurais, associações e cooperativas de artesãos, e valorizando a cultura, a arte e a agroeconomia do Estado.
No primeiro semestre desse ano, o evento acontecerá nas primeiras quintas-feiras de cada mês: 4 de maio, 1º de junho e 7 de julho. Já no segundo semestre, nas primeiras e nas segundas quintas-feiras do mês, da seguinte forma: 3 de agosto, 14 de setembro, 5 de outubro, 9 de novembro e 14 de dezembro.