Ouvindo...

Feira livre em Sabará, na região Central, retoma atividades após três anos

Agricultores familiares oferecem hortifrutigranjeiros, doces, quitandas e até artesanato. Evento será realizado aos sábados, com direito a atrações culturais

Moradores de Ravena comemoram a volta da Feira Livre

Moradores de Ravena, distrito de Sabará, na região Central, já têm novamente à disposição horifrutigranjeiros fresquinhos, doces em compota, mel, queijos, biscoitos e outras delícias. É que a Feira Livre de Produtores, promovida pela Emater-MG e prefeitura, foi retomada após três anos de paralisação, devido à pandemia da Covid-19. O tradicional evento, que atrai centenas de pessoas, será realizado aos sábados, das 7 às 14h, na Praça Nossa Senhora da Assunção, com direito a atrações culturais.

Dez agricultores familiares, assistidos pela Emater, estão comercializando seus produtos. A prefeitura doou para o grupo 23 toneladas de adubo orgânico, melhorando, ainda mais, a qualidade dos produtos. “A região sempre foi referência na produção de banana de qualidade, de sabor diferenciado do restante do mercado mineiro, e também da produção de quitandas tradicionais, derivadas da fruta”, explica a extensionista Shelen Mainénte.

A produtora rural Maria Antônia falou sobre a importância do retorno da feira: “Foi bom tanto para nós vendedores, como para os moradores de Sabará. Aqui, não tínhamos como vender muito. Agora, mais pessoas terão a oportunidade de experimentar nossos produtos’’, comentou. O retorno da feira traz de volta boas oportunidades de venda e geração de renda para os feirantes. Além de alimentos, o espaço contará com atrações culturais.

Maria Teresa Leal é jornalista, pós-graduada em Gestão Estratégica da Comunicação pela PUC Minas. Trabalhou nos jornais ‘Hoje em Dia’ e ‘O Tempo’ e foi analista de comunicação na Federação da Agricultura e Pecuária de MG.