Numa ação conjunta articulada pelas Polícias Civil e Militar, Ministério Público, Receita Estadual e Advocacia Geral do Estado, foi realizada hoje (14), a Operação ‘Rábula’, para aprofundar a investigação de fraudes tributárias no setor de grãos. Os trabalhos foram coordenados pelo Comitê Interinstitucional de Recuperação de Ativos (Cira-MG).
O alvo foi um grupo criminoso, que atua na constituição de empresas de fachada com o objetivo de driblar a administração tributária. Foram cumpridos três mandados de busca e apreensão em Contagem, inclusive, na sede de um escritório de contabilidade que teria sido articulado para viabilizar o esquema criminoso.
A fiscalização já autuou diversas empresas do segmento de grãos envolvidas com esse grupo, com aplicação de multas de cerca de R$ 400 milhões. Além da sonegação fiscal, os investigados podem responder pelos crimes de organização criminosa, falsidade ideológica e exercício ilegal da profissão.
Além da PCMG, participaram da operação um promotor de Justiça e 10 auditores fiscais da Receita Estadual Superintendência de Contagem.
* Com informações do Cira-MG