Os tons de rosa tomaram conta do Brasil e do mundo durante o pré-lançamento do filme “Barbie”, que estreou nos cinemas na quinta-feira (20).
Por trás da forte estratégia de marketing, o montante investido pela Mattel Films e Warner Bros poderia chegar a marca de US$ 100 milhões, segundo estimativas.
A campanha começou em abril de 2023 com fotos “vazadas” dos protagonistas Margot Robbie e Ryan Gosling andando de patins em Venice Beach, na Califórnia.
Por aqui, as ações de divulgação do filme se alastraram desde as redes de fast-food até as linhas de transporte público.
Já nos Estados Unidos, um dos grandes destaques foi a relistagem da “Casa dos Sonhos da Barbie” em Malibu pelo Airbnb, que está com as reservas esgotadas.
Para o comunicólogo e publicitário Rodrigo de Aquino, a qualidade das ações de marketing é inegável.
“O filme trouxe uma ‘Barbieficação’ do cinema, das prateleiras das lojas de departamento, de cosméticos e produtos de higiene, etc”, afirma.
Aquino avalia que a campanha de marketing de “Barbie” ficou maior do que o próprio lançamento do filme.
“Isso traz uma grande oportunidade para a marca retomar seu posto e reverter os gráficos que estavam flertando com o vermelho”, explica.
O especialista destaca que o mundo exige ações afirmativas e pluralidade.
“O pulo do gato será fazer o mundo cor-de-rosa da marca abraçar a diversidade efetivamente, uma vez que possui tantos privilégios e pode ser uma grande porta-voz das mudanças”, diz.
No entanto, Aquino afirma que a retomada vai depender dos gestores da marca transformarem o conteúdo do filme em uma cadeia de ações coerentes.
“Os outros produtos da Mattel também estão preocupados com a diversidade? As embalagens dos produtos estão se adequando às questões socioambientais? A empresa possui um quadro de funcionários diverso, assim como o mundo da Barbie apresentado no filme?”, questiona.
Esta não é a primeira vez que um filme recebe um montante tão elevado de investimento.
Segundo dados divulgados pelo IMDB, os custos totais de alguns “blockbusters” deste ano são insignificantes em comparação com os resultados das bilheterias do fim de semana de estreia.
Os analistas consideram os primeiros dias de venda um bom indicador de sucesso de um filme.
O orçamento geral de “The Flash” é um dos mais baratos da lista, com US$ 265 milhões investidos, incluindo propaganda. Já o último “Indiana Jones” foi o mais caro, com um orçamento total estimado de US$ 445 milhões.
Para a Forbes, as primeiras indicações sugerem que o filme “Barbie” terá um fim de semana de estreia com faturamento de US$ 110 milhões.