Quatro áreas que vinham sendo ocupadas irregularmente e com edificações, em bairros diferentes de Ipatinga, foram alvo nesta terça-feira (26/08) de um desdobramento da operação Cidade Segura, voltada para a desocupação de áreas públicas em Ipatinga. A ação é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Segurança e Convivência Cidadã (Sescon), com apoio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma) e da Polícia Municipal.
Segundo o secretário adjunto da Sescon, Júlio César Teodoro, o objetivo da ação foi coibir as invasões de áreas públicas, monitoradas constantemente pelos fiscais de postura. “Identificamos quatro pontos com fortes indícios de ocupação irregular, sendo que um deles já apresentava edificações em andamento, enquanto os demais envolviam uma banca de revista sobre a calçada e garagens em fase final de construção”.
Os quatro locais identificados estão situados nos bairros Veneza, Vila Celeste, Centro e Esperança. No caso mais crítico, considerado uma “zona quente” devido à frequência de monitoramentos, a ocupação evoluiu rapidamente entre sábado (23) e domingo (24/8), com edificações sendo realizadas à noite. “Graças ao monitoramento constante, conseguimos identificar a irregularidade a tempo e realizar a remoção completa das estruturas”, explicou Júlio César. Todos os quatro pontos passaram por remoção total das edificações irregulares.
Monitoramento
O monitoramento das áreas públicas é realizado diariamente, inclusive aos sábados, domingos e feriados, em esquema de revezamento dos fiscais de postura. É por meio desse trabalho contínuo que o poder público consegue identificar situações de risco e agir rapidamente para proteger o patrimônio municipal.
A Sescon reforça que denúncias de invasão de área pública podem ser feitas pelo telefone 3829-8475 ou, ainda, pelo 153, da Polícia Municipal.