As secretarias de Saúde e Educação de Santana do Paraíso, em parceria com o Instituto de Cooperação para o Desenvolvimento da Saúde (ICDS), deram início nesta segunda-feira (10) às consultas oftalmológicas do programa De Olho no Futuro. A ação visa a promoção da saúde ocular nas escolas da rede pública municipal e estadual. O programa é destinado a estudantes a partir de 6 anos de idade e também aos servidores das unidades escolares.
As consultas serão realizadas nos meses de novembro e dezembro. O objetivo é identificar precocemente alterações visuais e garantir o tratamento adequado, contribuindo para o desenvolvimento educacional, social e emocional dos alunos. Os atendimentos são inteiramente gratuitos e realizados por profissionais qualificados, incluindo consultas oftalmológicas completas, aplicação de colírio quando necessário e emissão de receituário para a confecção de óculos. Os alunos que apresentarem necessidade de correção visual receberão os óculos gratuitamente, com previsão de entrega em fevereiro de 2026.
A espectativa é que o projeto vai impactar também na redução da evasão escolar e na melhoria do desempenho educacional, visto que estudos comprovam que aproximadamente 80% do aprendizado infantil é mediado pela visão, e problemas visuais não corrigidos podem representar barreiras ao desenvolvimento escolar e social.
Serão realizadas: triagem, consultas oftalmológicas completas, aplicação de colírio (quando necessário), emissão de receituário para confecção de óculos, encaminhamentos e contrarreferências em saúde, registro e gestão do Programa Municipal de Saúde Ocular nas Escolas, bem como geração de relatórios estatísticos anonimizados para avaliação de resultados e melhoria de políticas públicas. O Programa “De Olho no Futuro” está alinhado com o Programa de Saúde na Escola (PSE), uma iniciativa dos Ministérios da Saúde e da Educação, e constitui uma estratégia para a integração e articulação entre as políticas e ações de educação e de saúde.
Com informações da ASCOM PMSP