Ouvindo...

Municípios em situação de alerta para infestação do Aedes Aegypti

6 Municípios localizados no leste de minas gerais encontram-se em situação de risco iminente para infestação do mosquito

Pratinho de planta com água parada

O levantamento rápido de índices para Aedes Aegypti (LIRAA/LIA), divulgado pela secretaria de saúde do estado, revelou que 6 municípios localizados no leste de minas gerais encontram-se em situação de risco iminente para infestação do mosquito Aedes Aegypti.

O mosquito é conhecido por transmitir doenças como dengue, chikungunya e zika. As cidades em situação de risco são Unaí, Governador Valadares, Tarumirim, Bom Despacho, Naque e Mesquita. A lista completa pode ser acessada no portal oficial da secretaria de saúde do estado.

O estudo revelou que os locais mais propícios para a reprodução do mosquito foram vasos, frascos, pratos de plantas, bebedouros, materiais em depósitos de construção, entre outros, totalizando 39,2%. Em segundo lugar, destacam-se os depósitos de água no solo, como tonéis e barris, com 22,9%. Os depósitos fixos, como tanques, calhas e piscinas, ficaram em terceiro lugar, com 17,3%.

Quanto aos casos de doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti em 2023, Minas Gerais registrou 288.522 casos confirmados de Dengue, resultando em 181 óbitos. a Chikungunya apresentou 71.756 casos e 41 mortes, enquanto a Zika teve os menores índices, com 28 casos e nenhum registro de morte. As informações são provenientes da secretaria de estado de saúde de minas gerais (SES - MG).