Os ‘pais de pets’ já sabem, mas um estudo suíço comprovou que o contato com cachorro faz bem e estimula as atividades cerebrais dos humanos.
A pesquisa foi realizada por cientistas da Universidade da Basileia, na Suíça, e publicada inicialmente em 2022 na PLOS One, da Public Library of Science, uma biblioteca americana de revistas científicas. Desde então, o estudo tem investigado as mudanças do cérebro na presença e durante o contato com o animal.
Ao todo, 21 indivíduos saudáveis participaram do estudo. Em três sessões os participantes tiveram contato com um cachorro e em outras três interagiram com um animal de pelúcia. Foram medidos a hemoglobina oxigenada, desoxigenada e total e a saturação de oxigênio do sangue no lobo frontal.
A interação com um cão estimulou mais atividade cerebral em comparação com o bichinho de pelúcia. “Ações com um cachorro podem ativar processos de atenção mais fortes e provocar mais excitação emocional do que interagir com um estímulo inanimado”, concluiu a pesquisa.
E aí, já pensou em adotar um ‘pet’?