Ouvindo...

Reino Unido oferece bolsas de estudos na Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte

As ofertas são de cursos de mestrado. Para se candidatar é preciso ter graduação, dois anos de experiência profissional e não há limite de idade

Escola

O Governo do Reino Unido, através do programa Chevening, está com as inscrições abertas até o dia 07 de novembro com ofertas de bolsas para cursos de mestrado em várias áreas. O programa cobre as passagens de ida e volta para o local, o curso escolhido e as taxas administrativas. Os estudantes selecionados também recebem uma quantia mensal para as despesas pessoais, a emissão do visto e um auxílio financeiro para se instalarem no país. Em 2023, 47 brasileiros foram selecionados. As inscrições para as novas bolsas começaram no dia 12 de setembro e vão até 7 de novembro.

Processo seletivo

O processo seletivo tem duas fases. Primeiro, o candidato faz a inscrição por meio do site do programa, preenchendo um formulário online com os cursos que gostaria de fazer. Na sequência, envia a documentação exigida, que inclui diplomas, histórico acadêmico, carta de aceitação das universidades e cartas de recomendação.

A segunda fase é a entrevista em inglês que ocorre presencialmente na embaixada, nos consulados e em diversas capitais do país. A embaixadora do Reino Unido no Brasil, Stephanie Al-Qaq, destaca que o projeto tem o objetivo de alavancar oportunidades de carreira dos selecionados.

Pré-requisitos

Entre os pré-requisitos está a experiência profissional de dois anos, podendo ser com trabalho voluntário e estágio remunerado ou não remunerado. Os candidatos devem retornar ao país de origem após concluir um ano de estudo. O objetivo é que apliquem o conhecimento adquirido no curso ao voltar ao páis de origem. Não há limite de idade. As informações sobre o processo seletivo estão disponíveis no site https://www.chevening.org/

Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista de política da Itatiaia e podcaster no “Abrindo o Jogo”. Mestre em ciência política pela UFMG e diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México). Na Itatiaia desde 2006, já foi apresentadora e registra no currículo grandes coberturas nacionais, internacionais e exclusivas com autoridades, incluindo vários presidentes da República. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil.