Ouvindo...

Governo de Minas se prepara para o programa Minas Junina

Iniciativa inédita vai promover a estruturação e a preservação das festividades juninas tão típicas no estado

Programa Minas Junina

Junho já está aí e com ele chegam as festas juninas, trazendo toda a tradição, alegria e mineiridade. Buscando valorizar, promover e proteger estas festas tão populares no nosso estado, o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), lançou o programa Minas Junina. A iniciativa inédita tem o objetivo ainda de estimular a economia da criatividade, já que as festas juninas, a cada ano, se consolidam como atração cultural e turísticas em muitas cidades mineiras, o que contribui para a geração de emprego e renda.

Assim como acontece em outras festividades, como o Carnaval e a Semana Santa, as festas juninas atraem mineiros e turistas para várias localidades onde elas acontecem de maneira especial. No ano passado, por exemplo, o fluxo de pessoas em Minas Gerais foi de aproximadamente 3 milhões no período das festas juninas. E todo este movimento acaba, é claro, aquecendo diversos setores da economia. Segundo pesquisa realizada pela Fecomércio MG, em 2022, 51% das empresas do gênero alimentício e que atuam no comércio varejista foram afetadas positivamente pelas festividades.

Tradição e mineiridade

Com música, dança, pratos típicos, vestuário e decoração vibrantes, as festas juninas têm características únicas e uma longa tradição. Em muitos lugares permanecem também as tradições religiosas em homenagem aos santos do mês - Antônio, João e Pedro. Pelo estado, são inúmeros eventos já tradicionais, como o Festival de Quadrilhas do Vale do Jequitinhonha, o Forró do Regaço, em Pavão, a Festa de Santo Antônio de Roças Grande, em Sabará, e a Festa do Divino em Diamantina.

De acordo com a Secult, lançar um novo olhar para essas celebrações é o objetivo do Minas Junina, que reconhece a importância delas para as comunidades, para a geração de emprego e renda, e do legado cultural que elas preservam. Para isto, será feito um mapeamento dos municípios com tradição nas festividades juninas, fomentando a elaboração de rotas turísticas com essa temática.

Promoção, divulgação e preservação

O Minas Junina terá várias frentes de atuação: estruturação, promoção, proteção e salvaguarda, monitoramento e apoio à comercialização. O trabalho será desenvolvido pela Secult e pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG) junto com os parceiros: Associação Mineira de Municípios, Rede Estadual de Gestores Municipais de Cultura e Turismo, Federação dos Circuitos Turísticos de Minas Gerais (Fecitur), Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais e Sebrae-MG. Também o Sebrae-MG vai participar das ações, permitindo que trabalhadores do turismo consigam divulgar os atrativos de Minas Gerais com mais propriedade e em maior volume.

Ocupando um lugar de destaque nas festas juninas, os pratos típicos da cozinha mineira também receberão uma atenção especial nos meios de divulgação, incluindo as redes sociais.

As ações do Minas Junina incluem ainda uma parceria com as forças de segurança do Governo de Minas Gerais, representadas pela Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros, para garantia da segurança nos eventos.

Primeiro Arraiá da Liberdade

Dando sequência a uma série de eventos realizados no histórico Circuito da Liberdade, em Belo Horizonte, como o Festival Luzes da Liberdade, a “Virada da Liberdade”, Carnaval da Liberdade e o projeto Minas Santa da Praça da Liberdade, uma das inovações do Minas Junina será o Arraiá da Liberdade. Programado para os dias 23, 24 e 25 de junho, o evento vai trazer toda a mineiridade das festas juninas para um dos principais cartões postais da capital mineira: a Praça da Liberdade.

A programação inclui atrações que vão desde orquestra de violas, quadrilha profissional, comida típica a brincadeiras juninas que prometem divertir o público.

O catálogo das festividades juninas e a programação dos festejos que esquentam essa deliciosa época do ano estão disponíveis no Portal Minas Gerais, no endereço https://www.minasgerais.com.br/pt.