Ouvindo...

Peixe congelado com água engana consumidor em BH; prática é denunciada

Comerciantes estão vendendo peixe congelado com injeção de até 40% de água, diz denúncia

Comerciantes estão vendendo peixe congelado com injeção de até 40% de água, diz denúncia

Imagina levar para casa 1Kg de peixe congelado e, na hora de fazer o pescado, descobrir que na verdade ele só tem 400g. É o que tem acontecido com muitos consumidores devido a uma prática ilegal. Conforme denúncia, comerciantes estão vendendo peixe congelado com injeção de 30% a 40% de água.

O relato é de Antônio Eustáquio Silva, vendedor de peixe há 30 anos em Belo Horizonte. A prática de injeção de água no peixe é chamada de ‘glazin’ e tem a função de preservar as qualidades dos alimentos congelados. No Brasil, em 2010, o MAPA fixou o limite máximo para o percentual de água de glaciamento em 20%.

“A minha indignação é com esse glazin que eles usam no pescado. O autorizado pela prefeitura é de 10%, apenas para proteger o peixe. Só que furtivamente eles usam de 30% a 40% ou mais, para poder ganhar em cima disso aí. Alguém tem que fazer alguma coisa para acabar com essa falta de respeito, com essa desonestidade.”

Conforme informações do diretor de Metrologia e Qualidade do Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado de MG (IPEM), Luiz Marcelo Scalioni Dorídio, a camada de gelo é chamada de glaciamento e, conforme legislação vigente, não existe nenhuma porcentagem de água permita nos produtos.

“A fiscalização do IPEM é programada de acordo com a rotina de fiscalização, que verifica vários outros produtos pré-medidos, além dos pescados nós também atendemos a todas as denúncias recebidas no nosso canal de ouvidoria repassadas pelos consumidores. É necessário esclarecer que de acordo com a legislação metrológica o produto congelado é diferente do produto glaciado. Os produtos glaciados que são fiscalizados pelo IPEM são os pescados, os moluscos e os crustáceos. Os demais produtos congelados são fiscalizados da forma como se encontram, ou seja, sem a retirada da camada de gelo. É descontado apenas o peso da embalagem. Sempre que o consumidor se sentir lesado ou tiver alguma dúvida sobre os produtos pré-medidos, ele pode encaminhar uma denúncia para o nosso canal de ouvidoria, que é o número 0800-335 335.”