O Rio Grande do Norte e a Argentina vão ficar ainda mais próximos. Uma nova rota aérea, operada pela JetSMART, conectará Buenos Aires a Natal. O primeiro voo chegou nesta terça-feira (30), às 10h35, no Natal Airport.
A linha direta com a Argentina, principal emissor de turistas internacionais para o estado, é resultado de esforços conjuntos da Embratur, Governo do RN e Zurich Airport Brasil, administradora do aeroporto de Natal. Durante a alta temporada, até o final do mês de março, os voos serão diários em aeronaves Airbus A320, com capacidade para 186 passageiros. Essa é a primeira conexão regular com uma companhia aérea internacional dos últimos 26 anos, quando começou uma ligação para Lisboa, em Portugal, via TAP, em março de 1999.
A chegada de turistas internacionais no Rio Grande do Norte impulsionou o crescimento de 44,9% do setor no estado. Segundo a Emprotur, foram 78,6 mil visitantes entre janeiro e novembro deste ano, contra 50,1 mil no mesmo período do ano passado.
A Argentina é um dos países que mais emitem turistas ao estado potiguar e teve, em 2025, um crescimento do fluxo de visitantes de 125%, número que deve expandir ainda mais com o aumento de 300% na oferta de voos de Buenos Aires para Natal a partir de agora.
“O Brasil está se conectando cada vez mais ao mundo. Isso teve uma contribuição definitiva para que tenhamos em 2025 um ano histórico no turismo internacional, com mais de 9 milhões de visitantes estrangeiros. O Rio Grande do Norte acompanha esse crescimento e agora tem uma nota rota para receber ainda mais turistas. Essa ligação com a Argentina, maior mercado emissor de turistas para o Brasil, é estratégica e contribuirá para que sigamos crescendo, com o turismo internacional aquecido, trazendo benefícios internos como a geração de empregos, renda e receita para nossa economia”, comentou o presidente da Embratur, Marcelo Freixo.
A JetSMART é uma companhia aérea ultralowcoast, com preços de bilhetes mais acessíveis, contribuindo não só para aumentar o fluxo de turistas, mas também democratizando o acesso do povo potiguar a viagens internacionais.