Itatiaia

Roteiro em Brumadinho reúne história, natureza, gastronomia, arte e turismo rural

Experiências revelam um lado ainda pouco conhecido de Brumadinho, perto de Belo Horizonte

Por e , Brumadinho
Assistir vídeo: CÉU DE MONTANHAS: GASTRONOMIA MOLECULAR, QUITANDAS MINEIRAS E SUPERTIROLESA | ITATIAIA POR AÍ

Muito além dos atrativos já conhecidos de Brumadinho, um roteiro formado por pequenos empreendedores mostra que a região guarda histórias, sabores e experiências surpreendentes. O Céu de Montanhas reúne cerca de 35 iniciativas ligadas ao turismo rural, gastronomia, cultura, natureza e produção artesanal. Tudo isso a cerca de 40 KM de Belo Horizonte.

A viagem começa em Piedade do Paraopeba, cujo povoamento remonta ao século XVII. Entre os patrimônios estão a Matriz de Nossa Senhora da Conceição e a Igreja de Nossa Senhora do Rosário. Depois da história, o Santo Shala oferece experiências de bem-estar cercadas pela Mata Atlântica.

No campo, a diversidade continua. Na Agrofloresta do Lucas, uma área recuperada ajudou até uma nascente seca e assoreada a voltar a brotar. Já no Assentamento Pastorinhas, mulheres transformaram a luta pela permanência na terra em trabalho, produção e turismo. No Aprisco Chevremont, Ramon trocou a vida noturna de Belo Horizonte pela criação de cabras e hoje produz queijos, doce de leite e pão de queijo.

A arte também faz parte do caminho. Na Cerâmica Raiz, o visitante coloca a mão no barro e produz sua própria peça. Em Córrego Ferreira, Rubens e Luzia apresentam o Raku, técnica japonesa em que fogo, fumaça e choque térmico criam cerâmicas únicas.

E Minas também aparece à mesa. Na Alquimia Molecular, a tradicional içá divide espaço com criações como caviar molecular de licor de jabuticaba. Nas Quitandas do Sítio, o forno a lenha devolve o roteiro aos sabores da roça.

Para completar, a Pousada Verde Folhas reúne mata, nascentes, cachoeira, arvorismo e uma tirolesa sobre as águas.

Do patrimônio centenário à aventura, o Céu de Montanhas mostra que, em Brumadinho, cada propriedade pode guardar uma nova experiência.

Os contatos para marcar estas experiências estão nos vídeos do Instagram e também no Youtube.

Leia mais:

 

Por, Repórter

Jornalista, apresentador e idealizador do Viajando com Toledo, Otávio di Toledo acumula mais de 30 anos de experiência na comunicação e na editoria jornalística. Ao longo da carreira, consolidou-se como referência na produção de conteúdos voltados ao turismo, à cultura e à valorização da história de Minas Gerais. No Itatiaia por Aí, com Toledo, apresenta reportagens que unem informação, entretenimento, aproximando o público dos principais destinos de Minas, do Brasil e do mundo.

Por, Repórter

Apresentador e chefe geral de edição do Viajando com Toledo, Arthur Toledo atua no desenvolvimento estratégico do projeto e acompanha todas as etapas de criação, edição e finalização dos conteúdos. Também está à frente da apresentação das reportagens sobre turismo, cultura, gastronomia e história. No Itatiaia por Aí, com Toledo, divide a bancada com seu pai, Otávio di Toledo, conectando o público aos principais destinos de Minas Gerais, do Brasil e do mundo.

 

 

Belo Horizonte