Supermercados passam a não abrir aos domingos a partir de 2026 em estado do Brasil
Iniciativa parte de teste para observar mudanças em escala de trabalho dos estabelecimentos

Um novo acordo firmado no Espírito Santo, que começa a valer em 2026, deve provocar mudanças na rotina de famílias e do comércio local. A medida determina que supermercados, mercados e atacarejos não poderão abrir aos domingos.
O principal objetivo é garantir aos trabalhadores do comércio um descanso semanal adequado, tema que há anos gera debate entre empregados e empregadores.
Para os clientes, a mudança exigirá novos hábitos de compra. Com os supermercados fechados aos domingos, será necessário planejar melhor as compras, concentrando-as durante a semana ou aos sábados. Outra alternativa será recorrer aos pequenos comércios de bairro, que não se enquadram na regra, ou às compras online.
O que dizem os empresários?
Embora reconheçam a importância do descanso para seus funcionários — o que pode se refletir em maior satisfação e produtividade —, empresários também temem perdas financeiras decorrentes da redução das vendas. Em muitas regiões urbanas, o domingo representa uma fatia relevante do faturamento semanal.
Após o período de testes, em novembro de 2026, os resultados serão avaliados, possibilitando a continuidade, ajuste ou até a suspensão da regra. Se os benefícios se confirmarem, a experiência pode servir de referência para outros estados brasileiros.
Pablo Paixão é graduado em Jornalismo, pela UFMG, e em Cinema e Audiovisual, pelo Centro Universitário UNA BH. Tem experiência em diferentes áreas da comunicação e marketing. Com passagem pela TV UFMG, na Itatiaia atuou inicialmente nas editorias de Entretenimento, Cultura e Minas Gerais. Atualmente, colabora com as editorias Pop e Carnaval.



