Belo Horizonte
Itatiaia

Supermercados passam a não abrir aos domingos a partir de 2026 em estado do Brasil

Iniciativa parte de teste para observar mudanças em escala de trabalho dos estabelecimentos

Por
Supermercados devem fechar em estado do Brasil
Supermercados devem fechar aos domingos em estado do Brasil • Freepik

Um novo acordo firmado no Espírito Santo, que começa a valer em 2026, deve provocar mudanças na rotina de famílias e do comércio local. A medida determina que supermercados, mercados e atacarejos não poderão abrir aos domingos.

O principal objetivo é garantir aos trabalhadores do comércio um descanso semanal adequado, tema que há anos gera debate entre empregados e empregadores.

Para os clientes, a mudança exigirá novos hábitos de compra. Com os supermercados fechados aos domingos, será necessário planejar melhor as compras, concentrando-as durante a semana ou aos sábados. Outra alternativa será recorrer aos pequenos comércios de bairro, que não se enquadram na regra, ou às compras online.

O que dizem os empresários?

Embora reconheçam a importância do descanso para seus funcionários — o que pode se refletir em maior satisfação e produtividade —, empresários também temem perdas financeiras decorrentes da redução das vendas. Em muitas regiões urbanas, o domingo representa uma fatia relevante do faturamento semanal.

Após o período de testes, em novembro de 2026, os resultados serão avaliados, possibilitando a continuidade, ajuste ou até a suspensão da regra. Se os benefícios se confirmarem, a experiência pode servir de referência para outros estados brasileiros.

Por

Pablo Paixão é graduado em Jornalismo, pela UFMG, e em Cinema e Audiovisual, pelo Centro Universitário UNA BH. Tem experiência em diferentes áreas da comunicação e marketing. Com passagem pela TV UFMG, na Itatiaia atuou inicialmente nas editorias de Entretenimento, Cultura e Minas Gerais. Atualmente, colabora com as editorias Pop e Carnaval.