Ouvindo...

Sem farinha nem fritura: como fazer bolinhos de acelga fáceis e fofinhos

Esta opção também não requer fritura, o que permite desfrutar do sabor com menos calorias

Bolinhos de acelga

Os bolinhos de acelga são um clássico na culinária argentina, não só pela sua preparação rápida e simples, mas também pelo seu sabor delicioso. Embora a receita tradicional leve farinha, existe uma alternativa que os torna mais leves.

Esta opção também não requer fritura, o que permite desfrutar do sabor com menos calorias. A seguir, te contamos o passo a passo.

Como fazer bolinhos de acelga, de um jeito fácil e rápido

Ingredientes

1 maço grande de acelga (ou 2 se forem pequenos)

2 ovos

3 colheres de sopa de aveia fina ou farelo de aveia (opcional)

1 colher de sopa de queijo ralado (opcional)

½ cebola picada (opcional)

Sal, pimenta e noz-moscada a gosto

Spray de cozinha

Passo a passo

Lavar e cozinhar a acelga: Lave bem as folhas de acelga e ferva por 5 minutos até que amoleçam. Escorra e pique bem pequeno.

Preparar a mistura: Em uma tigela, bata os ovos com sal, pimenta e noz-moscada. Adicione a acelga picada, a aveia e o queijo ralado. Misture até integrar bem. A aveia absorverá o líquido e ajudará os bolinhos a ficarem mais firmes.

Formar os bolinhos: Pegue porções com uma colher e coloque-as em uma frigideira antiaderente levemente untada ou com spray de cozinha.

Cozinhar sem fritar: Cozinhe em fogo médio de um lado até que dourem e fiquem consistentes, entre 3-4 minutos. Depois, vire com cuidado e cozinhe por mais 2 minutos do outro lado.

Esta receita tem entre 180 e 220 calorias por porção, considerando que rende 2 porções. A maior parte das calorias vem dos ovos (140 kcal) e da aveia (60-70 kcal se forem usadas 3 colheres de sopa). Uma opção de baixa caloria e rica em fibra.

Dicas para bolinhos fofinhos

Use ovos em temperatura ambiente para uma melhor textura.

Não adicione aveia demais para evitar que fiquem secos.

Você pode adicionar um pouco de fermento em pó se quiser mais volume, embora não seja indispensável.

Leia também

Graduado em Jornalismo e Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Atuou como repórter das editorias de Política, Economia e Esportes antes de assumir o cargo de chefe de reportagem do portal da Itatiaia.