Ouvindo...

Especialistas indicam colocar saquinhos de chá rasgados no jardim

Segundo os profissionais, jardineiros que usam saquinhos de chá na compostagem devem rasgá-los e colocar apenas as folhas cruas no composto; saiba motivo

Especialistas indicam colocar saquinhos de chá rasgados no jardim

Jardineiros estão sendo incentivados a rasgar seus saquinhos de chá e colocá-los no jardim.

A recomendação é de que os sachês só sejam usados na compostagem se forem rasgados antes. A compostagem é uma prática muito benéfica durante todo o ano, pois transforma restos de comida, como cascas de batata, de cenoura e de banana, em um composto rico que fortalece as plantas, gerando frutas e vegetais maiores, além de flores mais saudáveis.

É possível iniciar uma pilha de compostagem em qualquer espaço do jardim usando uma simples caixa de plástico. Existem opções mais caras, como composteiras de madeira ou caixas com múltiplas aberturas. Mas mesmo com um orçamento limitado, uma caixa com tampa e alguns furos de ventilação já é suficiente para permitir a decomposição.

No entanto, pessoas que usam saquinhos de chá na compostagem devem rasgá-los e colocar apenas as folhas cruas no composto. Isso porque muitos sachês vendidos por marcas populares contêm plástico, que não se decompõe e pode liberar produtos químicos, contaminando o composto.

Até mesmo saquinhos feitos de materiais vegetais devem ser abertos antes de serem descartados. Apesar de o material ser de origem vegetal, ele ainda é considerado plástico e, por isso, não deve ser compostado.

Especialistas recomendam cortar o sachê, compostar apenas o chá e jogar o saquinho no lixo comum. Caso contrário, o ideal é descartar tudo no lixo comum, sem usar na compostagem.

Tradicionalmente, os saquinhos são selados com um tipo de plástico chamado polipropileno, usado para manter o sachê fechado e evitar que se desfaça na água quente. Mesmo em pequenas quantidades, esse plástico impede a decomposição do saquinho.

Diante da enorme quantidade de sachês usados, o descarte incorreto pode gerar um grande volume de resíduos plásticos.

É importante rasgar os sachês, compostar somente o chá e descartar o papel separadamente no lixo, que será encaminhado para aterros sanitários.

Leia também

Izabella Gomes é estagiária na Itatiaia, atuando no setor de Jornalismo Digital, com foco na editoria de Cidades. Atualmente, é graduanda em Jornalismo pela PUC Minas