A quarta onda de frio de 2025 e a segunda do inverno, que começou oficialmente em 20 de junho, já está começando. De acordo com a Climatempo, essa nova massa de ar polar também será continental, ou seja, o ar frio avança por áreas do interior do Brasil. A previsão é que essa massa de ar polar atue até o dia 4 de julho.
A previsão não indica que ela será tão abrangente ou intensa quanto as duas últimas ondas de frio, que atingiram o Sul, o Sudeste, o Centro-Oeste e parte da região Norte.
Quando a onda de frio vai chegar?
As áreas mais afetadas serão quase toda a região Sul, grande parte de Mato Grosso do Sul, o centro-sul e oeste de Mato Grosso, além dos estados de Rondônia, Acre e o extremo sul do Amazonas.
Em algumas dessas regiões, as temperaturas ainda não tiveram tempo de subir muito desde a última onda de frio, o que significa que o clima gelado deve continuar em parte do Centro-Sul do país.
Desta vez, os ventos sobre a América do Sul não vão favorecer o avanço do ar frio sobre o Sudeste. A tendência é de que a maior parte da região tenha dias mais quentes, mas com madrugadas e manhãs ainda amenas.
Onde o frio será mais intenso?
O mapa abaixo mostra as áreas mais impactadas. Nas regiões em azul escuro, as temperaturas devem ficar pelo menos 5 °C abaixo da média para esta época do ano. Já nas áreas em azul claro, a queda será de 3 °C a 5 °C, mas sem ser classificada como uma onda de frio.
No Sudeste, só o extremo sul do estado de São Paulo deve sentir o resfriamento. Já no Centro-Oeste, cidades como Campo Grande, o Pantanal e o sul de Mato Grosso do Sul, além da região de Cuiabá, Cáceres e áreas próximas da Bolívia, devem registrar frio mais intenso.
No Norte, o frio atinge o sul de Rondônia, especialmente a região de Vilhena, e também o extremo leste do Acre, incluindo Rio Branco.
Na região Sul, o frio volta com força em todo o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, além das regiões oeste, sul e leste do Paraná. Capitais como Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre estão dentro da área mais atingida.
Pode gear ou nevar?
A expectativa é de temperaturas negativas nas áreas de planalto e serra do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. No entanto, a previsão indica pouca umidade, o que reduz a chance de neve.
Por outro lado, a Climatempo alerta para a formação de geadas, principalmente no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Temperaturas próximas ou abaixo de 0 °C devem ser registradas novamente nesses estados.