Ouvindo...

Quando será a superlua de novembro de 2025

Superlua do Castor poderá ser visto no Brasil nesta quarta-feira (5)

Superlua

Durante o mês de novembro de 2025 ocorrerão alguns fenômenos astronômicos importantes, incluindo a segunda superlua do ano, que promete ser a maior. Dessa vez, o fenômeno recebe o nome de Superlua do Castor, sendo visível no Brasil e em outros países.

Desde os primeiros dias de novembro de 2025 será possível ver a Superlua do Castor, embora seu ponto máximo ocorra na madrugada de quarta-feira, dia 5 do mesmo mês, segundo o site Star Walk.

Leia também

Superlua do Castor

A superlua de novembro de 2025 recebe o nome de Superlua do Castor por ser uma das mais brilhantes do ano e por oferecer aos castores iluminação suficiente para trabalharem à noite, já que esses animais constroem seus diques noturnamente e se preparam para o inverno, conforme explica a National Geographic.

O fenômeno ocorre quando a lua cheia está a menos de 360 mil quilômetros da terra, parecendo maior e mais brilhante do que o normal. A superlua do Castor, a maior e mais brilhante deste ano, permanecerá visível por três dias consecutivos.

A superlua poderá ser observada a olho nu em todo o Brasil, desde que as condições meteorológicas sejam favoráveis. O fenômeno acontece quando a lua cheia coincide com o perigeu, ponto de sua órbita em que está mais próxima da terra. O resultado é um satélite cerca de 14% maior e até 30% mais brilhante do que o normal.

Horários

A melhor hora para apreciar o espetáculo será logo após o pôr do sol. Em São Paulo, o nascer da lua deve ocorrer por volta das 18h45; em Belém, às 18h14; e no Recife, às 17h28 — horários aproximados, que variam conforme a região e o fuso local.

Para aproveitar o momento, basta procurar um local com boa visibilidade do horizonte e torcer por um céu limpo. Nessa condição, será possível observar a lua a olho nu, mais próxima, brilhante e detalhada.

A fase cheia da Lua ocorre quando o satélite se encontra em oposição ao Sol, podendo ser observado a olho nu completamente iluminado. Embora haja um horário exato em que atinge seu pico, ela será visível durante toda a noite.

Leia mais:

Pablo Paixão é estudante de jornalismo na UFMG e estagiário de jornalismo da Itatiaia