Ouvindo...

Legging fusô ou ‘calça de pezinho': conheça peça que promete substituir a calça jeans

Grifes já relançaram a peça que foi incorporada ao guarda-roupa das famosas

Peças que estavam na moda nos anos 1980 e 1990 costumam voltar com tudo, e com a legging fusô não seria diferente. Também conhecida como “calça de pezinho”, a peça tem um elástico na ponta que passa por baixo dos pés, seja por dentro do sapato ou passando na sola dele.

Apesar de ter sido febre no início da década de 1990, a peça é ainda mais antiga. Esse modelo surgiu em 1920 e fazia parte do uniforme de montaria, evitando que a barra da calça subisse e incomodasse dentro da bota durante passeios a cavalo.

Leia também

Depois, o modelo também foi adotado por esquiadores, se destacando nos Jogos Olímpicos de Inverno, na Alemanha, na década de 1930. No final dos anos 1980 é que a calça fusô virou febre, transitando entre looks de ginástica e casuais.

Agora, as leggings voltaram a ocupar as passarelas e o guarda-roupas das famosas. Miley Cyrus, Rihanna, Hailey Bieber e Victoria Beckham já foram vistas desfilando com o modelo. Marcas como Proenza Schouler, Ferragamo, Boss e Tibi estão entre aquelas que vêm reinterpretando a peça.

A calça fusô se projeta também como uma alternativa para as calças jeans. Atualmente, presente principalmente no street style, a peça combina com um scarpin, casacos estruturados, blazers e sobretudos.

*Sob supervisão de Marina Borges

Paula Arantes é estudante de jornalismo e estagiária do jornalismo digital da Itatiaia.