Engenheiro industrial alerta: ‘Deixar o ar-condicionado ligado não ajuda a economizar dinheiro’
Ligar e desligar o dispositivo conforme necessário pode ser mais eficiente do que mantê-lo funcionando por horas

É comum nos períodos mais quentes, muitas famílias decidirem instalar aparelhos de ar-condicionado para combater o calor, embora em muitas ocasiões sejam cometidos grandes erros na sua utilização, o que leva ao desperdício de muita energia.
Jorge Morales de Labra, engenheiro industrial, desmistificou uma das crenças mais difundidas sobre o ar-condicionado: a de que deixá-lo ligado continuamente economiza energia elétrica. Segundo o especialista, essa ideia é completamente falsa.
Muitas pessoas costumam deixar o aparelho ligado, acreditando que isso lhes permitirá economizar dinheiro. Elas justificam essa escolha alegando que impede o consumo excessivo de energia do aparelho ou até mesmo danos ao dispositivo a cada inicialização, algo que os especialistas refutam.
No caso de equipamentos de ar-condicionado domésticos, não se deve cometer o erro de seguir as mesmas diretrizes de outros sistemas de climatização, pois eles possuem características que os fazem funcionar de maneira diferente.
Erros ao tentar não gastar energia
Quando alguém chega em casa, é normal ligar o aparelho para tornar a casa mais confortável, mas, uma vez que a temperatura esteja agradável, pode desligá-lo e ligá-lo novamente mais tarde, se sentir calor. Embora isso possa parecer um erro, na verdade não consome mais energia nem sobrecarrega o aparelho desnecessariamente.
Os sistemas atuais são projetados para permitir maior flexibilidade e operar rapidamente de acordo com as demandas ou necessidades do usuário, podendo ser ligados e desligados conforme necessário, sem consumo excessivo de energia.
Por essa razão, em uma casa convencional, manter o ar-condicionado funcionando continuamente por horas apenas para evitar um consumo potencialmente maior mais tarde, caso você queira ligá-lo, não faz muito sentido.
Na verdade, especialistas explicam que a melhor maneira de economizar dinheiro com ar-condicionado é ligá-lo e desligá-lo conforme a necessidade, pois é quando ele consome menos energia.
O dia mais frio do ano está chegando: país da América Latina 'vai congelar' no final de junho
Dicas para economizar
Para economizar energia ao usar aparelhos de ar-condicionado, recomenda-se que, na hora da compra, você procure aquele com a melhor classificação energética dentro do seu orçamento disponível, já que, embora envolva um investimento inicial maior, a longo prazo representa uma grande economia.
Por outro lado, é importante escolher uma temperatura ideal, que é recomendada entre 24 e 26 graus Celsius no verão. Definir uma temperatura abaixo desse intervalo pode resultar em um aumento de 6 a 8% na temperatura para cada grau a menos.
Além disso, uma recomendação dos especialistas para otimizar o consumo é que a diferença entre a temperatura interna e externa nunca ultrapasse 12ºC.
Da mesma forma, recomenda-se o uso dos modos eficientes (ECO) sempre que possível, pois eles ajustam automaticamente a potência e a temperatura para otimizar o desempenho e reduzir o consumo de energia.
É aconselhável também usar a função de desligamento automático se você for usar o aparelho para dormir, evitando assim que o sistema de ar condicionado funcione por mais tempo do que o necessário.
Mineiro de Barão de Cocais e jornalista graduado na Fumec. Passagens pela Rádio FUMEC e pelos portais FutebolNews, TechTudo e brasileirao.com.br. Apaixonado por games e futebol, atua nas editorias Esportes, Empregos e Variedades.



