Ouvindo...

Descasque o ovo cozido com um truque simples, sem precisar tocá-lo

Aprenda uma técnica prática para remover a casca do ovo

Ovo cozido

O ovo é um dos alimentos de origem animal mais consumidos no mundo. Seja mexido, cozido, em omeletes ou em diversas receitas, ele é valorizado pelo sabor marcante e pela versatilidade que oferece na cozinha.

Por isso, é muito provável que você já tenha passado pela situação de tentar descascar um ovo cozido e a casca se desmanchar em vários pedaços junto com a clara. Para facilitar essa tarefa, existe um método pouco conhecido que permite descascar o ovo sem precisar tocá-lo ou sujar as mãos, utilizando apenas alguns itens comuns que você provavelmente tem em casa.

Leia também

Como descascar um ovo cozido em poucos minutos, sem tocá-lo

Para realizar esse truque simples e eficiente, você vai precisar apenas de um copo ou recipiente de vidro, água fria da torneira e um ovo cozido com casca.

Vale lembrar que o ovo deve ser cozido por cerca de 10 minutos para que a clara e a gema estejam firmes. O tempo pode variar dependendo do ponto de cozimento desejado.

O primeiro passo é encher o copo com água fria. Logo depois, coloque o ovo ainda quente dentro da água para ajudar no processo de descascar.

Em seguida, tampe o copo e agite-o rapidamente para os lados. É recomendável fazer isso sobre a pia para evitar que o ovo ou a água respingue. Com o movimento e a água, a casca se solta praticamente sozinha.

Leia mais: Ovos: rede social ensina cinco receitas diferentes para aprimorar as refeições

Principais benefícios dos ovos para a saúde

Além de saborosos e versáteis, os ovos apresentam diversos benefícios para a saúde, sendo cada vez mais incluídos em dietas equilibradas e hábitos alimentares saudáveis, confira:

  • São ricos em proteínas de alta qualidade, com cerca de 6 gramas de proteína na clara;
  • Contêm vitaminas e minerais importantes para a saúde óssea e o fortalecimento do sistema imunológico;
  • Fornecem colina, um nutriente essencial para o bom funcionamento do cérebro e do sistema nervoso;
  • Têm antioxidantes que beneficiam a saúde dos olhos.
Jornalista pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atualmente, é repórter multimídia no Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). Antes passou pela TV Alterosa. Escreve, em colaboração com a Itatiaia, nas editorias de entretenimento e variedades.