Belo Horizonte
Itatiaia

Conheça as histórias por trás dos filmes da franquia 'Invocação do Mal'

Casos sobrenaturais vividos por famílias nos EUA e na Europa inspiraram a saga de terror de grande sucesso no cinema

Por
invocacao do mal 4
Em 'Invocação do Mal 4', o casal Ed e Lorraine se veem obrigados a encarar seus maiores medos, colocando suas vidas em risco em uma batalha final contra forças malignas • Divulgação

Desde 2013, a franquia 'Invocação do Mal' vem transformando investigações de Ed e Lorraine Warren, um casal de pesquisadores paranormais, em histórias de terror para o cinema. Eles viajaram por diferentes cidades dos Estados Unidos e da Europa atendendo denúncias de fenômenos "inexplicáveis".

A autenticidade dos casos é questionada, mas os filmes usam como base relatos que os Warren consideravam verdadeiros, sempre cercados de polêmica.

O primeiro Invocação do Mal

Entre os episódios mais famosos está o da família Perron. Em 1971, Roger e Carolyn Perron se mudaram com as cinco filhas para uma antiga casa em Rhode Island (EUA). Segundo Carolyn, ela começou a notar manifestações estranhas, como ter visto a cabeça de uma idosa sobre um vestido aos pés da cama e ouviu a frase: "Saia daqui! Vou te amaldiçoar com a morte e a tristeza". Os Warren associaram o caso à "maldição de Bathsheba", uma suposta bruxa local. A investigação deu origem ao primeiro filme da saga, com elementos fictícios para aumentar o suspense.

Anabelle

Outra história que virou filme foi a da boneca Annabelle. Longe da aparência de porcelana mostrada no cinema, a original era uma 'Raggedy Ann' (uma boneca de pano de cabelos de lã vermelha e um nariz triangular), que, segundo os Warren, esteve ligada a desastres e agressões, como um grave acidente de carro envolvendo um padre e o esfaqueamento de um policial, relatos que inspiraram a trilogia sobre a boneca.

Invocação do Mal 2

A Freira

Entre as histórias secundárias, aparece Maurice Theriault, o 'Frenchy', que teria sofrido possessões e até compreendido latim sem nunca ter estudado a língua. No filme, Ed Warren afirma: "Maurice tinha uma vida tormentosa e nem mesmo o exorcismo conseguiu ajudá-lo realmente". Esse caso foi mosstrado no filme 'A Freira'.

Invocação do Mal 3

O julgamento de Arne Cheyenne Johnson é a base de 'Invocação do Mal 3: A Ordem do Demônio'. Johnson matou um homem após, segundo a defesa, ter sido possuído por um demônio transferido do filho de 11 anos da família Glatzel. O advogado alegou: "Se um homem está possuído, não é responsável". O tribunal, porém, rejeitou a tese e condenou Johnson a 10 anos de prisão, e ele cumpriu cinco. Posteriormente, membros da família processaram os Warren por alegadas afirmações falsas em livros sobre o caso.

Invocação do Mal 4: O Último Ritual

A produção atual, 'Invocação do Mal: O Último Ritual', tem como base a experiência da família Smurl, na Pensilvânia, nos anos 1980. Eles relataram vozes aterradoras e odores estranhos, além de agressões físicas e ataques ao animal de estimação. Jack Smurl disse a Lorraine Warren: "Até há um ano, eu acreditava que isso só acontecia em filmes. Eu não era crente".

Ed Warren relatou: "Durante minha primeira noite, senti uma queda brusca de temperatura e vi uma massa escura se formar diante de mim". Após orações feitas por um pastor local, os fenômenos diminuíram, mas Janet Smurl afirmou continuar ouvindo batidas e vendo sombras.

Em 1987, a casa foi vendida, e o novo morador nunca relatou nada estranho. O caso gerou livro, adaptação para a TV e reforçou a fama dos Warren. A filha, Carin Smurl, que hoje trabalha com investigação paranormal, resume: "Tivemos uma experiência terrível sem saber a quem recorrer. Eles [Ed e Lorraine] ficariam felizes em saber que hoje posso dar voz a quem ainda busca ajuda".

Por

Jornalista graduado com ênfase em multimídia pelo Centro Universitário Una. Com mais de 10 anos de experiência em jornalismo digital, é repórter do Tribunal de Justiça de Minas Gerais. Antes, foi responsável pelo site da Revista Encontro, e redator nas agências de comunicação Duo, FBK, Gira e Viver.